Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

SEGURANÇA PÚBLICA

Thiago Flores anuncia que RO será o primeiro estado do norte a integrar sistemas

A operação assistida já tem início previsto para a próxima semana e está previsto para janeiro a implementação total da integração

Publicado em 25/11/2023 às 20:00
Atualizado em

O deputado federal Thiago Flores (MDB) anunciou através de suas redes sociais uma importante conquista junto ao corpo de diretores do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, que será a integração do Sineste PPE - Procedimentos Policiais Eletrônicos ao sistema do PJE - Processo Judicial eletrônico, utilizado pela justiça de Rondônia. “Essa é uma pauta de extrema necessidade para toda a justiça criminal, desde as delegacias que estão em uma ponta, até o Tribunal de Justiça e todos os envolvidos no caminho do processo. Nosso estado foi destacado pelos diretores do SERPRO pela agilidade e facilidade de interlocução entre todos os entes envolvidos e na próxima semana já estaremos fazendo a operação assistida “inloco””, ressaltou Thiago.  

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Sinespe PPE foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às Unidades da Federação. Em Rondônia o sistema já é utilizado pelas polícias e agora, após essa ação, o estado será o primeiro da região norte a ter a implantação desse sistema integrado ao PJE - Processo Judicial eletrônico. O sistema subsidia a gestão dos recursos humanos, materiais, investigativos e de inteligência dos atores da Segurança Pública, com o registro das informações destinadas às Polícias Estaduais, auxílio na identificação dos fenômenos criminais, dos indicadores relacionados aos perfis dos autores, testemunhas e ofendidos, entre outros. Além do armazenamento das informações, a ferramenta visa à implantação de procedimento exclusivamente eletrônico em todas as suas fases, com a substituição da utilização de papel, em sintonia com a economicidade e com as normas ambientais.  

“Estive hoje no SERPRO e a previsão é de que em Janeiro os sistemas já estejam todos integrados. Uma grande conquista e evolução para todos os envolvidos gerando economia com papéis, excluindo o risco de perda dos autos, de rasuras e tornando o ambiente ainda mais auditável”, reforçou o deputado federal Thiago Flores.  

Fonte:

Deixe seu comentário