Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PATRULHAMENTO AÉREO

Fiscalização aérea intensifica controle sanitário nas fronteiras de Rondônia

Fiscalização aérea sobre rios identifica transporte de gado na fronteira de Rondônia com a Bolívia

Publicado em 11/01/2024 às 10:20

(Foto: SECOM)

Para maior controle do trânsito de animais e vegetais, visando preservar a sanidade da agropecuária em Rondônia, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) intensificou o patrulhamento aéreo nos rios Mamoré e Guaporé, que formam parte da fronteira entre Brasil e Bolívia. A região, por ser estratégica para o transporte de gado por meio de balsas, apresenta um elevado risco sanitário.

O patrulhamento, que ocorre periodicamente com uma programação anual, visa detectar o transporte irregular de animais de produção ao longo de aproximadamente 1,4 mil quilômetros dos rios, abrangendo os municípios de Guajará-Mirim a Pimenteiras do Oeste. Essa ação é essencial para evitar a movimentação irregular de animais, mitigando os riscos de contaminação e protegendo a pecuária local.


Fiscalização em áreas isoladas para identificação de exploração da pecuária em propriedades não cadastradas

Além dos rios, a fiscalização aérea estende-se às divisas com os estados do Mato Grosso e Amazonas. Em uma única missão, a equipe aérea pode realizar uma varredura territorial de mais de 2,5 mil quilômetros, sobrevoando não apenas os rios, mas também áreas de preservação e estradas não mapeadas, que podem servir como corredores para o trânsito ilegal de animais.

Segundo o presidente da Idaron, Julio Cesar, a abrangência da fiscalização não se limita apenas aos animais. “A ação aérea é fundamental para identificar também o transporte de frutas e vegetais que podem contribuir para a disseminação de pragas de impacto econômico, como nematoides, cancro cítrico e monilíase do cacaueiro, entre outras”, explicou.

Além de coibir o transporte irregular, o serviço de fiscalização aérea permite à Idaron monitorar a presença de gado dentro de áreas não cadastradas e observar a movimentação de rebanhos em grandes fazendas. Essa abordagem é essencial para combater atividades clandestinas, principalmente em localidades isoladas.

No último período de fiscalização, em 2023, a equipe aérea da Agência cobriu uma área de 13 mil quilômetros, reforçando o compromisso com a segurança sanitária e econômica do agronegócio em Rondônia.



Fonte:

Deixe seu comentário