Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

TRIBUTO

Licenciamento 2024: Detran-RO divulga calendário de pagamento

Documento já está disponível para pagamento no site da autarquia

Publicado em 07/01/2024 às 09:54
Atualizado em

(Foto: SECOM-RO)

O Detran-RO divulgou o calendário do Licenciamento 2024 para os veículos registrados no Estado. Publicado no Diário Oficial (Portaria nº 30 5/17), os vencimentos ocorrerão entre os dias 28 de março e 31 de outubro deste ano, conforme os números finais das placas.


Quem preferir, pode efetuar o pagamento do tributo já a partir deste mês de janeiro. Mas, para isso, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) precisa estar quitado. Demais débitos, como multas de trânsito, por exemplo, também precisam estar em dia.

E quem não licenciar?

O fato de não licenciar dentro do prazo correspondente gera diversos transtornos. A princípio, o ato acarreta em infração gravíssima, remoção do veículo ao pátio (tem cobrança diária até a regularização), multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. O documento fica bloqueado e o carro não pode circular. A determinação consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como regularizar?

Conforme a prática habitual, o procedimento de licenciamento para o ano de 2024 está disponível de forma online através do site do Detran/RO. Para realizar o licenciamento, é suficiente informar o número do Renavam e efetuar o pagamento do tributo utilizando serviços de internet banking ou aplicativos disponíveis em dispositivos móveis.

Após a quitação, o documento digital estará prontamente disponível para download. Para aqueles que optarem por ter uma cópia física, é possível imprimir o documento em papel sulfite comum, considerando a extinção do documento em papel moeda.

É relevante ressaltar que o documento também pode ser acessado e baixado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) em dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

Fonte:

Deixe seu comentário