Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PASTAGEM DEGRADADA

Conheça quais as melhorias a ser implementadas para recuperar pastagem degradas

Uma pastagem degradada com pouca produção de forragem e baixa quantidade de animais gera muitas preocupações para os pecuaristas, veja o que pode ser feito

Publicado em 27/05/2021 às 06:30

Pastagem degradada (Foto: Portal da Cidade)

Quando se tem uma pastagem degradada, com pouca produção de forragem e baixa quantidade de animais, deve ser feito mudanças para melhoras essas condições. Entende-se, na maior parte dos casos que é necessário gradear e jogar capim, mas isso pode não ser necessário.

O Agrônomo Leonardo Leite da Assessoria Técnica Rural diz que para saber o que fazer, se é recuperação ou reforma de sua área, deve ser analisado bem a propriedade para identificar em qual estágio ela esta. Quando se fala em recuperação é onde ainda temos capim, porém sujo, ralo e fraco. Já a reforma quase não tem capim e possui bastante plantas daninhas. Por isso a importância de se chamar um técnico competente para analisar e verificar em qual das opções se enquadra.

Descobrindo em qual das situações esta a propriedade o próximo passo é a coleta de solos para análise. De onde vai se obter informações sobre a necessidade de calcário e sua quantidade e também a de adubo, quantidade e tipo de adubo a ser utilizado. Essas amostras podem ser coletadas durante o ano todo, já para as aplicações existe o período correto para serem realizadas.

Obtendo o resultado da análise de solo é que será calculado os investimentos necessários, com calagem e adubação. Para se ter um cálculo preciso é necessário saber qual a intenção de produtividade do produtor. Dessa forma serão respondidas as questões como: Até onde quer chegar? Qual a quantidade quer produzir?


Fonte:

Deixe seu comentário