Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PAPO DE ESPECIALISTA

Reprodução de rebanho e preparo de pastagem

Esse é o período onde é realizado as manobras para reprodução do rebanho e a preparação das pastagens

Publicado em 21/10/2021 às 15:01
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Estamos no período de estação de monta e de início de adubação do solo. Logo, é tempo de ir para prática. Para o período de monta, é preciso verificar a quantidade e a qualidade das vacas e dos touros, e através de avaliação visual/morfológica e ginecológica dar início a IATF.

Tendo o conhecimento da quantidade de vacas, é possível ser calculado a quantidade de touros, pois a estação de monta é curta. Já quando trabalhamos com IATF essa quantidade de touros é menor devido o uso apenas para repasse quando necessário.

Para adubação, deve ser feito anotações sobre as chuvas, como: volume e frequência de dias de chuva, para saber o momento de aplicar os adubos para obter o melhor resultado, como também aplicações de herbicidas para a limpezas das pastagens e inseticida para controle de cigarrinhas.

Pois quando temos uma maior quantidade de dias na semana com chuvas a umidade do ar melhora facilitando a absorção de nutrientes pelas plantas. Pois no período de seca e altas temperaturas a absorção das plantas diminui, devido aos intempéries climáticas.



Imagem ilustrativa acervo da Assessoria Técnica rural


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (69) 99607-9774
Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário