Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PAPO DE ESPECIALISTA

Visagismo e Consultoria de Imagem na construção da imagem pessoal com coerência

O visagismo não é só sobre o formato do rosto, é mais abrangente e trabalha com o conceito de que a forma define uma função

Publicado em 07/10/2021 às 18:04
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Você já percebeu quão importante é o seu rosto? Afinal, ele é a sede da sua identidade. É por meio das formas, linhas e texturas presentes nesse conjunto que conseguimos atribuir significado à identidade de alguém e a nós mesmos.

Considerando essa dimensão, destaco a importância do visagismo no processo de autoconhecimento e como ferramenta na consultoria de imagem. Afinal, em termos de morfologia, somos cabeça e corpo. Desconsiderar o rosto é criar uma lacuna que pode comprometer inclusive toda uma construção, seja ela pessoal, no sentido do autoconhecimento, ou profissional, quando se trata do outro.

O visagismo não se limita apenas ao formato do rosto (quadrado, triângulo, entre outros); é mais abrangente e trabalha com o conceito de que a forma define uma função. Considerando que um indivíduo também é personalidade, objetivos e anseios, apresentar a ele uma forma, textura ou cor sem determinados conhecimentos pode não fazer sentido, e fazer sentido é primordial.

O conhecimento proveniente do visagismo, aliado aos objetivos da pessoa, permite a construção de uma imagem projetada com coerência. Cada rosto possui suas linhas (retas ou curvas) e dimensões (pequenas, médias ou grandes), e esses signos nos permitem atribuir simbologia para sua aplicação em vestimenta, acessórios, maquiagem e cabelo (corte, textura, cor).

Por exemplo, o tamanho dos nossos receptores (boca, nariz e olhos) indica quais tamanhos de estampas são proporcionais à nossa morfologia, proporcionando mais harmonia na imagem. As texturas presentes em nós (pele, cabelo e outros) indicam quais texturas de tecidos para vestimenta e elementos de acessórios são mais harmônicos, fazendo jus à expressão "combina com você". O visagismo é uma ferramenta técnica e empática de conhecimento tanto para si quanto para o outro, contribuindo na construção e percepção da imagem.Deslumbre Consultoria de Imagem.


Lunnara Antunes Zamberlan
Consultora e coach de imagem
Analise visagista
Coloração pessoal
Análise morfopsicológica
Também é neuropsicopedagoga e atua no desenvolvimento de pessoas, empresas e profissionais para as mais diversas áreas.
(69) 99252-0949 | contato@deslubrestore.com.br | Instagram Deslumbre Store


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (69) 99607-9774


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário