Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

TURISMO

Forte Príncipe da Beira será parte da Rota Turística de Rondônia

Projeto visa incentivar também a economia local com festividades em torno do complexo.

Publicado em 13/06/2021 às 22:21

Forte Príncipe da Beira, Costa Marques, Rondônia (Foto: Divulgação/Reprodução )

Na última semana o projeto “O teu forte é a marca do povo” que visa melhorar a visibilidade e incentivar o turismo do Real Forte Príncipe da Beira foi aprovado na Assembleia Legislativa.

A intenção do projeto, que foi apresentado pela vereadora Juliane Duarte ao Deputado Marcelo Cruz há três meses, é colocar o aniversário do Forte Príncipe da Beira, que faz parte do Conjunto de Fortificações candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO, localizado no município de Costa Marques, no calendário de evento do estado.

De acordo com o movimentador cultural Cliuson Torres o 1º encontro, “O teu forte é a marca de um povo”, vai contar com atrações folclóricas; concursos de redações; concursos de pinturas/desenhos; concursos de pratos regionais; Recitação de poemas e poesias, mostras musicais; Exposições de artesanatos e fotografias; campeonatos esportivos, apresentações artísticas e entregas de honra ao mérito.

“O objetivo maior do projeto é que a nossa Fortaleza seja agraciada por todos os órgãos competentes do nosso estado e tenha a visibilidade que ele merece. E também desta maneira, com a presença de um número grande de turistas. Nós vamos poder aumentar a renda da comunidade nos restaurantes, hotéis e no comércio em geral e da própria comunidade que pode ser empregada nesse momento”, disse Cliuson.

De acordo com o projeto, o encontro terá a duração de dois dias, com apresentações coletivas, distribuídas entre as competições e concursos por alunos das escolas estaduais e municipais, bandas, músicos, poetas, soldados, fanfarras, dançarinos e bailarinos do estado de Rondônia.

No próximo dia 20/06 será realizado o aniversário da fortaleza, porém devido a pandemia não será possível realizar o encontro, somente no próximo ano. “Será feita uma solenidade restrita, convidamos os líderes das comunidades quilombolas que ficam dentro da localidade do Príncipe da Beira, setor comercial e autoridades para discutir o próximo encontro. Fortaleza é um dos maiores símbolos reconhecidos pelo IPHAN e é reconhecido nacionalmente como material histórico e artístico do Brasil. Nós temos só um momento forte turístico no município que é o festival de praia que recebe mais de 15 mil turistas e a gente quer fazer com que esse evento fique na mesma estrutura”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário