Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ALERTA

Alerta aos familiares de São Miguel nas compras do Dia das Crianças

Os brinquedos fabricados sem obedecer às normas de segurança podem conter componentes que contaminariam o organismo da criança quando estiver brincando

Publicado em 08/10/2020 às 01:24
Atualizado em

Brinquedos fabricados devem obedecer às normas de segurança (Foto: Alexandre Almeida)

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia chama a atenção de pais e responsáveis para o ato da compra de brinquedos no período de Dia das Crianças, comemorado todo 12 de outubro. A ação visa priorizar a segurança e a saúde das crianças.

Uma das recomendações do Ipem-RO para os pais e familiares é a conferência se o produto está ou não certificado com o selo do Inmetro com logo do organismo certificador. “Caso não contenha o selo, os produtos não podem ser comercializados, visto que são brinquedos que podem colocar em risco a saúde e a segurança das crianças”, pontuou o presidente do Instituto, Aziz Rahal Neto. 

De acordo com o diretor técnico do Ipem-RO, Igor Argento, os brinquedos fabricados sem obedecer às normas de segurança podem conter, dentre suas características: uma tinta imprópria, ou mesmo possuir componentes que contaminariam o organismo da criança quando estiver brincando. Além disso, partes cortantes podem causar ferimentos, brinquedos sem a certificação podem propagar chamas, ou emitir ruídos exagerados, e devem ser evitados. 

Além do selo de verificação, os pais também devem ficar atentos à faixa etária a qual o brinquedo é destinado, observando as indicações e instruções na embalagem do produto. 

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou ainda pelo telefone (69) 98479-9055 (via Whatsapp).

Texto: Alexandre Almeida

Fonte:

Deixe seu comentário