Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ABATE ANIMAL

A harmonia entre genética e suplementação na melhora do tempo de abate animal

Combinando o melhoramento genético e os cuidados com o pasto e suplementação do gado o produtor poderá obter melhores resultados e maior receita.

Publicado em 16/06/2021 às 04:52
Atualizado em

(Foto: Emerson/Divulgação)

Para melhorar o tempo de abate de um animal, é importante que haja investimento em genética. Que pode ser realizado através de cruzamentos industriais em animais precoces, para melhor ganho por tempo e melhoramento genético, como a raça Aberdeen Angus, e também na nutrição dos animais começando com o pasto e a suplementação no cocho.


Seguindo essas regras, o abate do animal poderá ocorrer com menos de 30 meses de vida e peso superior a 19 @ (arrobas), ou até mesmo uma fêmea parida com menos de 30 meses de vida, devido ao peso de desmama já estar próximo das condições de emprenhar.

O bom manejo da pastagem e da suplementação em cocho, trará a facilidade de prenhez das fêmeas, pois os animais com melhor suplementação têm escore corporal mais eficiente e um ambiente uterino mais propício à prenhez. Além disso, o fato da fêmea estar nutrida produzirá uma quantidade maior de leite e, consequentemente, um bezerro mais pesado na desmama.

Assim, teremos animais com pesos elevados na desmama o que acarretará, junto a uma boa recria e engorda, o abate de animais precoces e com maior rendimento de carcaça, trazendo, como resultado, uma maior receita ao produtor.

E você está conseguindo obter bons resultados?

Tem ideia de como avaliar uma fêmea para emprenhar?


Fonte:

Deixe seu comentário