Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PESCA ESPORTIVA

Potencial da pesca esportiva em Rondônia brilha em evento nacional em São Paulo

Evento reúne empresários do setor como fabricantes, importadores, operadores de turismo e agentes de viagens.

Publicado em 25/03/2024 às 07:41

(Foto: SECOM)

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está participando da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show e do 2° Fórum Nacional do Turismo de Pesca, que acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março. O evento, reúne empresários do setor, como fabricantes, importadores, operadores de turismo, agentes de viagens e demais agentes públicos envolvidos com o turismo de pesca.

A evolução da pesca esportiva no Brasil, bem como as políticas públicas efetivas para o seguimento, são temas debatidos durante o Fórum, com a contribuição de representantes das Secretarias de Turismo dos Estados de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Mato Grosso e São Paulo. A programação conta ainda, com a apresentação de cases de sucesso dos empresários rondonienses, Claudio Hikague e Anderson Guedes.

O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que participa do evento e cumpre agenda com empresários de pesca, visando o fortalecimento da categoria, destaca que, “o Estado tem alto potencial turístico, inclusive no setor da pesca esportiva. Nesse sentido, o Governo do Estado tem fomentado a iniciativa e o crescimento do setor, com programas desenvolvidos na área”.

Também presente ao evento, o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, ressaltou que, a visibilidade do turismo de pesca no Estado tem ganhado proporção a partir do trabalho em conjunto com órgãos como Sebrae, Fecomércio, associações de pesca e empresários ligados ao setor. “Participar de eventos como esse, proporciona um leque de oportunidades e permite a troca de experiências incríveis com apreciadores da pesca esportiva de diversas regiões do país”, destacou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação em evento nacional, incentiva ainda mais o fomento da pesca esportiva no Estado, uma vez que, esse tipo de turismo é algo que vem ganhando notoriedade na região, devido à grande quantidade de rios e lagos disponíveis, além de impulsionar a economia local. “Temos uma grande variedade de peixes em nossos rios e toda estrutura majestosa da Floresta Amazônica, o que, por sua vez, acaba atraindo apaixonados pela pesca, para conhecer nossas belezas naturais”, afirmou o governador.

O Trade Show já divulgou alguns eventos que estão previstos para acontecer em Rondônia, ainda em 2024, como o Circuito Estadual de Pesca que será realizado no município de Pimenteiras do Oeste e nos distritos de Jaci-Paraná e Porto Rolim.

RIOS EM RONDÔNIA

Rondônia oferece uma variedade de rios para os entusiastas da pesca esportiva. O rio Madeira por exemplo, abriga mais de 800 espécies de peixes, que migram para os rios Jaci, Mutum Paraná e Jamari.

Característica marcante na região, o rio Guaporé também é uma das opções onde a diversidade de peixes é abundante. Municípios como Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta D’Oeste, do mesmo modo, são atrativos para o segmento esportivo, oferecendo segurança e comodidade em pousadas, barcos-hotéis, lanchas de pesca e condutores locais, para receber turistas nacionais e internacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário