Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

DECLARAÇÃO

Produtores Rurais de Rondônia correm para regularizar declaração de rebanhos

Com o prazo se esgotando, mais de 107 mil produtores já atualizaram suas fichas junto à Idaron. Pra encerra quinta-feira, dia 30 de novembro.

Publicado em 29/11/2023 às 18:59

(Foto: Imagem ilustrativa)

Com a contagem regressiva para o encerramento do prazo, a declaração online emerge como a escolha preferencial para os produtores rurais garantirem a regularização de suas fichas junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron).

Na segunda etapa da declaração de rebanhos, mais de 107 mil produtores rurais já cumpriram o procedimento, assegurando a atualização de suas fichas cadastrais junto ao serviço veterinário oficial de Rondônia. Com um total estimado de 138 mil produtores no estado, a expectativa é que a maioria busque os serviços da Idaron, tanto de forma online quanto presencial, para garantir a conformidade de seus dados relacionados à produção agropecuária.

Os acessos online ganham destaque, representando 33% das declarações realizadas até a última sexta-feira (24/11). Fabiano Alexandre, gerente de Defesa Sanitária Animal da Idaron, antecipa a possibilidade de que o serviço online se consolide como a opção principal para os pecuaristas acessarem os serviços oferecidos pela Agência.

O prazo final para os produtores rurais aderirem à declaração de rebanhos é quinta-feira, dia 30, uma obrigação para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves.

Vale ressaltar que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para a movimentação do rebanho está condicionada à conclusão da declaração. Em outras palavras, o produtor só poderá emitir a GTA após regularizar sua ficha cadastral junto à Idaron.

Governador Marcos Rocha destaca a importância fundamental dessa iniciativa, considerando-a uma das ações mais relevantes para manter Rondônia com o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. "É uma ação simples, um compromisso que o produtor rural tem para garantir maior chance de busca de mercados à agropecuária do estado", enfatiza Rocha.

A declaração pode ser realizada tanto no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br) quanto nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav's). Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron, destaca a simplicidade do processo online, indicando que a senha utilizada para a emissão da 'e-GTA' é a mesma para a declaração dos rebanhos. Para quem ainda não efetuou o login e senha, basta acessar o site da Agência, seja pelo computador ou celular, e cadastrar a senha.

Fonte:

Deixe seu comentário