Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

AGRICULTURA

Mudanças climáticas afetam soja em RO: Governo ajusta calendário 2023/24

Fenômeno El Niño e redução de chuvas levam Governo do Estado a ajustar prazo para garantir eficiência na produção agrícola

Publicado em 21/11/2023 às 14:54

(Foto: Esio Mendes)

Em resposta às mudanças climáticas atribuídas ao fenômeno El Niño, que resultaram na diminuição das chuvas em Rondônia, o Governo do Estado anuncia ajustes no calendário de plantio da soja para a safra 2023/24. A iniciativa, liderada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, visa minimizar perdas econômicas para os produtores rurais e otimizar a produtividade de uma das principais commodities do Estado.

De acordo com Jessé de Oliveira, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, a Idaron está monitorando o plantio da soja em todas as regiões, desde Guajará-Mirim ao Cone Sul. Autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa foi obtida para ampliar o calendário de plantio, aguardando agora o início do período de chuvas para estabelecer uma nova data para o encerramento desse calendário.

Calendário Oficial Alterado

Em setembro, o Mapa publicou a Portaria nº 886, modificando o calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024 em algumas regiões. Em Rondônia, o período de semeadura inicialmente estabelecido de 11 de setembro a 20 de dezembro deste ano será prolongado por tempo ainda indeterminado, seguindo a autorização recente do Mapa. A medida busca adaptar-se às condições climáticas adversas e garantir uma produção agrícola eficiente no estado.

Fonte:

Deixe seu comentário