Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

MULHERES

Encontro reúne mais de 400 mulheres do agro em Rondônia

Evento foi realizado em Ariquemes, e se consolida com um dos principais do estado voltado para a mulher agro

Publicado em 17/10/2023 às 08:11

(Foto: Reprodução)

A 3ª edição do encontro ‘Mulheres do Agro Rondônia’ foi realizada neste sábado, 14, no Amazon Music Hall, em Ariquemes. O evento reuniu mais de 400 mulheres, atuantes no agro em vários seguimentos de Rondônia. O evento tem o objetivo de fomentar e fortalecer a presença, e a liderança feminina no meio rural no estado.

Com o tema ‘Sucessão familiar e Empreendedorismo no Agro da Amazônia’, o encontro contou com cinco palestrantes regionais e nacionais sendo elas, Renata Silva, Suélen Cavichioli, Kelly Gondim e Simone Carvalho de Paula Camila Telles e Mariely Biff. Uma das palestrantes do encontro desse ano, Mariely Biff, consultora e palestrante em Sucessão e Governança Familiar, que atende produtores rurais e empresas do Agronegócio há mais de 12 anos, trouxe para o evento a palestra: “Sucessão e Governança familiar no Agro”.

“Falar de sucessão é falar de vida, de continuidade. Recebemos muito além de patrimônio nesta vida. Legado é o que fica em nós, os hábitos, os ensinamentos e tudo que recebemos dos que vieram antes de nós. Nem sempre é tempo de colher, muitas vezes somos semeadoras. Que todas as mulheres possam semear com amor e competência, criando um caminho mais harmonioso para as próximas gerações!”, disse a palestrante Mariely Biff.

A proposta do evento é levar conhecimento, trocas de experiências, conectar e promover a interação entre as mulheres ligadas ao agronegócio de Rondônia, sejam elas pequenas, médias ou grandes produtoras do estado.

“Evento incrível! Foi de um aprendizado e energia surreal. É muito gratificante estar com tantas mulheres incríveis e inteligentíssimas. Essa troca de conhecimento, e experiências renovam nossas energias. Nos faz querer, buscar e aprimorar ainda mais o nosso conhecimento. Juntas somos mais fortes!”, Rafaela Müller, produtora rural.

 Para a idealizadora do Movimento Mulheres do Agro Rondônia, a produtora rural de Alto Paraíso, Antonielly Rottoli, a 3ª edição do encontro fez história, e é um importante avanço para agro em Rondônia.

“Contamos com a presença de mais de 400 mulheres, todas envolvidas e engajadas com o agronegócio do estado de Rondônia. O diferencial desse encontro que falou sobre Sucessão familiar e Empreendedorismo no Agro da Amazônia, foi porque houve o despertar dessas mulheres para a representatividade feminina no estado. Elas foram tomadas, e agora está havendo um despertar coletivo, um engajamento jamais visto entre essas mulheres aqui no Estado, se comprometendo em causas sociais e políticas. Um grande ganho para o agronegócio de Rondônia”, destacou.

No encontro desse ano teve também espaço para expositoras de produtos de Rondônia, exposições de veículos, entre outras atrações, que enriqueceram o evento, e o tornaram um dos principais, voltado ao agronegócio, realizado em Rondônia com foco na mulher agro.

Durante o evento, foi lançado também o programa “De Olho no Material Escolar”, associação que amplia o conhecimento de jovens e crianças sobre o agro brasileiro a partir da atualização do material escolar, além de criar pontes entre o campo e o setor educacional.

“Muito feliz com a participação de tantas mulheres do setor nesse 3° Encontro. Cada ano, vemos aumentar a participação delas em eventos como esse, que visa despertá-las para agregar dentro e fora da porteira. Esse ano, demos uma missão para elas, principalmente as que são mães: de sermos atuantes nas escolas, para que as crianças, e consequentemente, outras pessoas conheçam de verdade o agro da Amazônia e do Brasil! Temos certeza de que muitas delas irão abraçar conosco esse projeto”,

Ao final da edição desse ano, a comissão organizadora revelou a data do evento do ano que vem, marcado para dia 15 de junho de 2024.

Mulheres do Agro Rondônia

Mulheres do Agro Rondônia teve início em 2019, com a contadora, Beatriz Rosa (in memorian), e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Hoje, é uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado, no campo e na cidade. O objetivo do Movimento é ser representativo das mulheres de todas as cadeias que integram o agro em Rondônia. Busca quebrar barreiras, agregar, somar, inspirar, levar conhecimento, gerar informações e oportunidades, dar visibilidade, reconhecimento e promover a equidade para atuação das mulheres, participar e influenciar nas decisões das políticas públicas do setor e fortalecer o agro como um todo.

O Mulheres do Agro Rondônia não tem fins lucrativos, nem vínculos políticos ou partidários, institucionais ou com empresas privadas. Cada integrante deste movimento, onde estiver, é agente de transformação, sendo a voz em defesa das mulheres do agro em Rondônia.

Fonte:

Deixe seu comentário