Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

DESTAQUE

Cacau de Rondônia Recebe Reconhecimento com Selo de Indicação Geográfica

Instituto Nacional da Propriedade Industrial concede registro ao cacau em amêndoas do estado, colocando-o entre os produtos de destaque da região.

Publicado em 16/11/2023 às 10:11

(Foto: SECOM)

O cacau produzido em Rondônia conquistou o selo de Indicação Geográfica, conforme anunciado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim como o café e o Tambaqui, o cacau rondoniense agora é reconhecido por suas características únicas, delimitando uma área de referência que abrange os 52 municípios do estado.

Rondônia, o terceiro maior produtor de cacau no Brasil, com mais de oito mil hectares plantados e uma média de produtividade de 748 kg/ha, celebra esse marco que destaca a qualidade da produção local. O Governo Estadual, por meio de programas como o Plante Mais, tem impulsionado a produção, distribuindo mudas de clones mais produtivos e resistentes aos agricultores familiares.

O cacau, que se adaptou bem às condições climáticas do estado desde a década de 1970, ganha reconhecimento por sua trajetória de sucesso. O governador Marcos Rocha parabeniza os cacauicultores e reafirma o compromisso em estimular o desenvolvimento da agricultura em Rondônia. Parcerias estratégicas, incluindo a Emater/RO, Seagri, Idaron, Mapa, Embrapa/RO, Sebrae, Senar, Ceplac, Câmara Setorial do Cacau, e os próprios cacauicultores, foram fundamentais para o sucesso do projeto que resultou na obtenção do selo de identificação geográfica.



Fonte:

Deixe seu comentário