Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ÉPOCA DE SECA

Suplementação para nutrição do rebanho de gado no verão

Com a escassez de chuva no período do verão a nutrição dos rebanhos de gado são comprometidos, a suplementação é uma estratégia eficaz.

Publicado em 13/08/2021 às 18:20
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Com a escassez de chuva no período do verão a nutrição dos rebanhos de gado são comprometidos, a suplementação é uma estratégia eficaz. 

Com a escassez de chuva no período do verão a nutrição dos rebanhos de gado ficam comprometidos. Durante esse período que vai de junho a setembro, o desempenho do pasto reduz, uma vez que sem os níveis de irrigação adequada o capim fica mais fibroso e perde valor nutricional e de proteínas prejudicando desempenho nutricional do rebanho. Por isso a suplementação alimentar é uma estratégia eficaz na manutenção nutricional dos animais.

Atualmente no mercado existem diversas possibilidades em suplementos e alternativas que auxiliam, seja, para rebanhos de gado de corte ou de gado leiteiro, em investimentos de médio a alto porte, ficando a critério das necessidades de demanda de cada produtor.

Quanto ao rebanho de gado de corte, as silagens e sais proteicos são uma das opções. As silagens, são indicadas par rebanhos que tem um padrão mais elevado. Já os sais proteicos, em função de sua formulação equilibrada, requerem uma atenção na oferta. É preciso ser mensurado em conformidade com os requisitos de cada rebanho. 

Já os rebanhos de gado leiteiro, uma das estratégias é utilizar das capineiras. Mas como no período do verão esse cultivo também pode ser comprometido e não corresponder as quantificações especificas, uma outra alternativa é as misturas com ureia, que também são eficaz e viável na reposição proteica. 

Mas é importante lembrar que seja qualquer das alternativas é necessário um planejamento estratégico e acompanhamento de um profissional qualificado para que se de fato alcance os objetivos de reposição e manutenção do rebanho e assim também alcançar o melhor custo benefício.


Fonte:

Deixe seu comentário