Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

DEVO USAR?

Descubra se você precisa usar aparelho ortodôntico

Dentes desalinhados afetam a autoestima e sua saúde bucal e a maioria das pessoas não conseguem identificar quando precisam usar aparelho

Publicado em 08/07/2021 às 05:02
Atualizado em

Dentes desalinhados afetam a autoestima e sua saúde bucal (Foto: Portal da Cidade)

Dentes desalinhados afetam a autoestima e sua saúde bucal. No entanto, a maioria das pessoas não conseguem identificar quando precisam usar aparelho para corrigi-los.

Se você é uma dessas pessoas, leia com atenção essa matéria e descubra os 5 principais sinais de você precisar utilizar aparelho ortodôntico.

Quando devo usar aparelho ortodôntico?

O momento ideal deve ser definido junto com um Dentista, Especialista em Ortodontia, pois pode passar despercebido por um dentista clínico geral, por exemplo. Mas você pode observar sinais de que chegou a hora de procurar um Especialista. A partir de uma avaliação, ele determinará o melhor momento e tratamento para o seu caso. 

Cirurgiã dentista especialista em ortodontia

ADULTOS e CRIANÇAS

A ortodontia em adultos pode ser realizada a qualquer momento, já em crianças, há alguns momentos em que o tratamento tem maior sucesso. Isso tudo será explicado pela(o) sua/seu dentista.

Cirurgiã dentista especialista em ortodontia

O primeiro passo para identificar quando é necessário usar aparelho ortodôntico é ficar atento a alguns detalhes do seu sorriso e da sua saúde bucal.

Mas não se preocupe, pois aqui explicamos os 5 (cinco) principais fatores que podem indicar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico para te ajudar!

1. DENTES DESALINHADOS

Dentes desalinhados é o sinal mais evidente de que você precisa fazer um tratamento ortodôntico. Espaçamentos, mordida cruzada e dentes tortos valem a ida ao ortodontista.

2. DORES NO PESCOÇO OU NA CABEÇA

Quando os dentes estão com a mordida errada demandam maior força para mastigar, causando dor na cabeça e no pescoço. Se você percebeu que tem dores constantes, avalie com seu ortodontista como está sua mordida.

3. TAMANHO DA MANDÍBULA OU MAXILA

Tamanho desproporcional da mandíbula ou da maxila também podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. Este é um caso muito comum de uso do aparelho em crianças e adolescentes , pois o problema é mais facilmente corrigido nesta fase.

4. PERDA DE DENTES PERMANENTES

Quando se perde dente permanente, afeta os dentes vizinhos, alterando mordida e desalinhando o sorriso. O ideal é substituir o dente perdido para não afetar a arcada dentária e, quase sempre, antes do implante, é necessário fazer o tratamento ortodôntico.

5. RESPIRAÇÃO BUCAL

Quando o paciente possui respiração bucal, afeta muito a condição dos dentes. Geralmente busca-se corrigir a posição dos ossos da boca nesse caso, através do aparelho ortodôntico juntamente com reeducação com um Médico fonoaudiólogo.

Lembre-se de que o diagnóstico só pode ser feito por um profissional, assim como o planejamento e o acompanhamento do seu caso.

Se identificou com algum desses sinais? 

A Bem Star Odontologia está de portas abertas para atendê-lo. Conte conosco.


Dra Renata Pinheiro é Cirurgiã-dentista, registro profissional CRO 3029, especialista em ortodontia e proprietária da empresa Bem Star Odontologia, situada na Av. Capitão Silvio, 1171, o telefone para contato é (69) 98403-6597 e o e-mail é refeitosapinheiro@hotmail.com

Redes Sociais

Instagram Dra. Renata Pinheiro

Instagram Bem Star Odontologia


Fonte:

Deixe seu comentário