Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

MAU HÁLITO?

Saiba como identificar se está e como combater o mau hálito

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável que geralmente é sentido quando uma pessoa exala o ar pela boca.

Publicado em 12/08/2021 às 15:20
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável que geralmente é sentido quando uma pessoa exala o ar pela boca.

Como Identificar se está com mau hálito?

Uma boa forma de confirmar se está com mau hálito é colocar as duas mãos em forma de concha em frente da boca e soprar devagarinho, e inspirar em seguida esse ar. No entanto, para que esse teste dê certo é preciso ficar sem falar e com a boca fechada durante, pelo menos, 10 minutos. Isso porque, a boca está muito perto do nariz e, por isso, o olfato se habitua ao cheiro da boca não permitindo sentir o cheiro caso não se faça uma pausa.

O que causa mau hálito?

Há muitas causas, mas na maioria dos casos, o mau hálito começa na boca. As causas mais comuns são:

Alguns alimentos: Restos de comida que ficam na boca após uma refeição podem causar mau hálito, devido à proliferação de bactérias.

Tabagismo: Fumar cigarros e charutos, ou o uso de outros produtos de tabaco deixa um odor forte.

Higiene oral ruim e doença periodontal: Quando você deixa de escovar seus dentes, de passar fio dental e de limpar sua língua, você permite que partículas de alimento permaneçam em sua boca.

Boca seca: A saliva ajuda a limpar a boca removendo as partículas de alimentos. Se não houver produção de saliva suficiente, as partículas de alimento que podem causar mau hálito ficam em sua boca.

Condições médicas: Infecções respiratórias, inflamação nos seios nasais, nos pulmões ou na garganta podem levar ao mau hálito, especialmente quando houver secreção sendo liberada pelo nariz e pela boca. Outras condições médicas que podem causar mau hálito incluem diabetes, algumas doenças de fígado e doença renal.

Como posso combater o mau hálito

Talvez o cuidado caseiro mais importante seja escovar os dentes, passar fio dental e limpar a língua com regularidade. Escovar os dentes três vezes por dia, limpar sua língua e usar fio dental pelo menos uma vez por dia removerá as partículas de alimentos da boca. A limpeza da língua após a escovação reduz as bactérias que se alojam na boca.

E você, ainda tem alguma dúvida?


A Bem Star Odontologia está de portas abertas para atendê-lo. Conte conosco.

Dra Renata Pinheiro é Cirurgiã-dentista, registro profissional CRO 3029, especialista em ortodontia e proprietária da empresa Bem Star Odontologia, situada na Av. Capitão Silvio, 1171, o telefone para contato é (69) 98403-6597 e o e-mail é refeitosapinheiro@hotmail.com

Redes Sociais

Instagram Dra. Renata Pinheiro

Instagram Bem Star Odontologia


Fonte:

Deixe seu comentário