Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ESCOVAÇÃO

Sabia que a escovação traz muito mais benefícios do que se imagina?

Escovar os dentes deve ser necessariamente um ato diário, pois é a principal ação contra os males bucais e traz inúmeros benefícios.

Publicado em 03/09/2021 às 13:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Os cuidados com a saúde bucal são sempre um assunto muito interessante de se entender, pois existem crenças sobre como cuidar melhor da saúde bucal. Entretanto, é inegável que ao longo da vida não tenhamos escutado ou enfrentado termos como cáries, gengivite ou ainda mau hálito.

Prevenir como sabemos, é sempre a melhor opção, e uma forma muito boa de se prevenir problemas com a saúde bucal é justamente realizar uma boa escovação além do uso do fio dental e o enxaguante bucal. Hoje, vamos falar da escovação.

A ESCOVAÇÃO

Escovar os dentes deve ser necessariamente um ato diário, pois é a principal ação contra os males bucais. Quando a escovação é realizada corretamente, causa uma redução na placa bacteriana que se acumula nos dentes, prevenindo cáries, tártaros, mau hálito etc. A limpeza da língua também é fundamental e pode ser realizada com a própria escova.

É indicado que se escove os dentes ao menos três vezes ao dia, de preferência após as refeições para que assim haja uma maior prevenção.

Dra Renata Pinheiro - Cirurgiã-dentista

ESCOLHA SUA ESCOVA

Na hora de comprar uma escova de dentes a melhor escolha é aquela de cabeça pequena e redonda com cerdas extra macias, além de possuir uma inclinação no cabo para facilitar o alcance de todas as superfícies dentarias.

Dra Renata Pinheiro - Cirurgiã-dentista

Para complementar seus cuidados, deixarei aqui algumas dicas de como realizar a escovação de forma correta:

  1. A primeira dica se baseia naquele velho ditado "a pressa é inimiga da perfeição", e para uma boa escovação evite ter pressa, pois cada lado dos dentes precisa ser escovado. 
  2. Segunda dica é faça movimentos circulares e delicados mantendo a escova um pouco distante da gengiva, para que não a machuque. 
  3. A terceira dica é, opte por cremes dentais com flúor, pois o flúor é o mineral que irá deixar seus dentes protegidos contra a bactéria responsável pela cárie. 
  4. E a quarta dica é não há necessidade de pressionar com força a escova contra os dentes, como fazemos quando queremos retirar uma mancha do chão. Isso irá acarretar sensibilidade, falta de brilho, além de correr o risco de perder o apoio no dente e atingir a gengiva.

Mais um lembrete!

Não se esqueça de usar o fio dental para remover alguns alimentos que ficam entre os dentes em locais onde a escova não consegue alcançar, e o enxaguante bucal que no qual é responsável pelo controle de resíduos e bactérias da boca além de eliminar grande parte da sujeira deixada pela escovação e pelo fio dental. Lembre-se o enxaguante deve sempre ser cuspido!

A Bem Star Odontologia está de portas abertas para atendê-lo. Conte conosco.


Bem Star Odontologia
Dra Renata Pinheiro - Cirurgiã-dentista
CRO 3029
Especialista em ortodontia e proprietária da empresa Bem Star Odontologia

Av. Capitão Silvio, 1171
(69) 98403-6597 | refeitosapinheiro@hotmail.com




Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (69) 99607-9774


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário