Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PSICOTERAPIA

A psicoterapia contribui para uma boa relação entre pais e filhos adolescentes

A adolescência não foi um período fácil para ninguém, mas com a orientação de um psicólogo, os obstáculos podem ser superados com mais facilidade.

Publicado em 22/06/2021 às 06:00

(Foto: Divulgação/Reprodução )

A adolescência é uma fase cheia de descobertas, novos aprendizados e alguns conflitos. O adolescente vive em um mundo diferente o qual, muitas vezes, entra em colapso com o dos adultos. 

Aos pais, restam lidar com os conflitos, "meu filho cresceu e não precisa 'tanto' assim de mim". A dúvida sobre o quanto colocar limites e como quebrar a barreira invisível que teima em impedir uma relação mais próxima. 

O grande desafio é conseguir e, nesta parte, a atuação de um psicólogo pode facilitar o equilíbrio no tratamento dado aos filhos nesta fase, enfrentando eles como adultos que estão se formando, mesmo não tendo atingido a maturidade desejada, e cuidando deles como as crianças que ainda são, principalmente no quesito emocional. 

No entanto, mudar e crescer pode ser um processo difícil e doloroso, onde, por muitas vezes, o adolescente sente-se triste, ansioso, desmotivado, impulsivo, revoltado e zangado, e é complicado entender aquele emaranhado de sentimentos, muitas vezes contraditórios.

Falar com os pais nem sempre é um processo fácil e a orientação de um profissional qualificado, como o psicólogo, poderá ajudar o jovem em seu desenvolvimento psicológico e social. 

 A psicoterapia visa disponibilizar ao adolescente um espaço de escuta e compreensão, onde possa sentir-se a vontade para expressar suas dúvidas, medos, angústias e desejos ao longo desta fase tão importante da vida. 

É de suma importância que o adolescente fale com seus pais sobre a vontade de fazer terapia. O conteúdo abordado lá não será falado nem aos pais, nem a terceiros. O que acontece na terapia, fica na terapia!

O TERMO DE SIGILO

A confidencialidade é um pilar ético, que permite um encontro pautado na confiança e certeza de poder falar com segurança. Nada é feito ou falado sem que o paciente esteja ciente.

Se você é adolescente e sente que precisa de ajuda, converse com seus pais ou responsáveis sobre fazer terapia. A psicoterapia é um investimento na sua saúde emocional e qualidade de vida! 

Fonte:

Deixe seu comentário