PROJETOS SOCIAIS
Você sabia? Existe um projeto do Rotary voltado a crianças com autismo em São Miguel?
A iniciativa oferece atendimento neuropsicopedagógico clínico especializado e gratuito para promover o desenvolvimento de crianças com TEA.
Publicado em 09/06/2026 às 07:00
Enquanto muitas famílias enfrentam desafios para encontrar atendimento especializado para seus filhos, uma iniciativa desenvolvida pelo Rotary Club de São Miguel do Guaporé tem levado acolhimento, desenvolvimento e novas oportunidades para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto Cognição e Inclusão: Desenvolvendo Potenciais no Espectro Autista surgiu da união de esforços entre o Rotary Club de São Miguel do Guaporé e o Grupo do Espectro Autista (GEA), contando também com o apoio do Sicoob Credip. A iniciativa foi criada para atender uma necessidade crescente da comunidade: oferecer acompanhamento clinico especializado para crianças autistas que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de atendimento.
Atualmente, o projeto é a única iniciativa do município a oferecer atendimento neuropsicopedagógico clínico especializado de forma gratuita, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes com TEA.
Os atendimentos são realizados pela neuropsicopedagoga clínica, especialista em autismo e também rotariana Lunnara Zamberlan, que atua como parceira e idealizadora da iniciativa, contribuindo para ampliar o acesso das famílias a um serviço essencial para o desenvolvimento infantil.
Mais do que trabalhar habilidades relacionadas à aprendizagem, o projeto busca fortalecer a autonomia, a comunicação, a interação social e a qualidade de vida das crianças atendidas. O acompanhamento também beneficia diretamente as famílias, que recebem orientação e apoio ao longo do processo.
Atendimento de orientação famíliar, realizado nas dependências do GEA, em São Miguel do Guaporé.
A proposta atende crianças selecionadas vinculadas ao GEA, priorizando famílias que enfrentam dificuldades para custear terapias especializadas. Além do atendimento clínico, a iniciativa promove conscientização sobre o autismo e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para acolher as diferenças.
O projeto não se limita aos atendimentos clínicos. Em datas comemorativas, as crianças e suas famílias também são acolhidas em momentos especiais de integração e celebração. Na última Páscoa, por exemplo, com o apoio da Cacau Show, foram distribuídos ovos de chocolate às famílias participantes. Mais do que um presente, a ação levou carinho, pertencimento e a certeza de que toda a comunidade está unida no propósito de apoiar e valorizar cada criança atendida pelo projeto.
Aluna do projeto, Ana Clara- Divulgação da Imagem autorizado pela familia
Rotary em ação na comunidade
Conhecido mundialmente pelo trabalho voluntário e pelas ações humanitárias, o Rotary tem desempenhado um papel importante em São Miguel do Guaporé por meio de projetos voltados à saúde, educação e desenvolvimento social.
O projeto Cognição e Inclusão é mais uma demonstração de que o Rotary segue ativo no município, identificando necessidades da comunidade e buscando soluções que gerem impacto real na vida das pessoas.
Para as famílias beneficiadas, a iniciativa representa muito mais do que acesso a uma terapia. Representa esperança, oportunidades de desenvolvimento e a certeza de que não estão sozinhas nessa caminhada.
Reunião institucional com parceiros, familiares e a equipe de projetos do Sicoob Credip São Miguel do Guaporé
Ao unir voluntários, profissionais, parceiros e instituições em torno de uma causa tão importante, o Rotary reafirma seu compromisso de servir à comunidade e contribuir para a construção de um futuro mais inclusivo para todas as crianças de São Miguel do Guaporé.
Conheça mais sobre o trabalho do Rotary em São Miguel do Guaporé pelo perfil @rotaryclubsmg, bem como sobre a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Guaporé pelo perfil @gea_espectrodoamor e o apoio do @sicoobcredip
Rotarianos de São Miguel do Guaporé e algumas das famílias participantes do projeto
Fonte: Portal da Cidade São Miguel do Guaporé
Notícias relacionadas
Saiba como conseguir vaga em universidade usando notas do ensino médio em RO
20/05/2026 às 09:14
Jair Topcar viabiliza móveis para nova sala de professores em São Miguel
12/05/2026 às 17:26
Fanfarra de São Francisco do Guaporé conquista pódio em encontro regional
03/05/2026 às 19:59
Ensino profissionalizante de RO expande formação para o agronegócio com cursos remotos
29/04/2026 às 12:00
Genivaldo Martins participa de capacitação no SESC de Ji-Paraná voltado para parlamentares
24/04/2026 às 12:19
Jair Topicar participa de capacitação e reforça compromisso com a qualificação contínua
24/04/2026 às 10:02