Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

EDUAÇÃO SUPERIOR

Universidade Federal de Rondônia (Unir) Anuncia Processo Seletivo 2024

Edital do PS Unir 2024 oferece 2.620 vagas em 63 cursos de graduação nos campi da Unir em oito cidades do estado. Inscrições online de 16 a 28 de janeiro

Publicado em 14/01/2024 às 18:00
Atualizado em

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou nesta sexta-feira (12) o edital de seleção do Processo Seletivo (PS) Unir 2024, abrindo caminho para a entrada de novos alunos nos cursos de graduação nos semestres letivos 1º e 2º. Com um total de 2.620 vagas distribuídas em 63 cursos, os campi da Unir nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho estão prontos para receber os futuros estudantes. As inscrições terão início em 16 de janeiro e se estenderão até 28 de janeiro.

Uma das principais novidades do PS Unir 2024 é a implementação de uma bonificação de 18% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de escolas públicas de Rondônia. Além disso, há a oferta de vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e pessoas com deficiência (PcDs), além das cotas já existentes.

O edital completo está disponível para consulta no Portal da Unir (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos (www.processoseletivo.unir.br) da Universidade, fornecendo detalhes sobre as condições e regras do processo seletivo.

A seleção dos candidatos será feita por meio da Nota do Enem, permitindo que os participantes escolham entre as edições de 2023, 2022 ou 2021. O Manual do Candidato, com informações detalhadas sobre o PS Unir 2024, pode ser acessado [aqui]

Para cursos que não preencherem todas as vagas pelo Enem, o ingresso com notas do Ensino Médio está previsto, com a possibilidade de um edital complementar para seleção via histórico escolar.

A Bonificação Regional do PS Unir 2024 consiste em um acréscimo de 18% na nota do Enem para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas de Rondônia. A adesão à bonificação regional ocorrerá no momento da inscrição.

As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas exclusivamente online, por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente, e estarão abertas de 16 a 28 de janeiro. Durante a inscrição, os candidatos deverão informar sua nota do Enem e o local onde estudaram no Ensino Médio.

O PS Unir 2024 lançou dois editais conjuntos: um voltado para Ações Afirmativas próprias da Unir (indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs) com inscrição própria; e outro para as demais vagas, incluindo as cotas já existentes e as vagas de ampla concorrência.

Para cursos com mais de 30 vagas, as Ações Afirmativas garantem 5 vagas reservadas, com critérios de prioridade em caso de vagas remanescentes: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs.

Após a divulgação do resultado final, serão publicados editais para bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, para análise das candidaturas para as vagas de cotas e ações afirmativas. Essa será a primeira vez que essas bancas serão utilizadas na Unir para todos os cursos de graduação.

A previsão para a primeira chamada de matrículas é março, com o início das aulas do semestre letivo 2024.1 marcado para 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024.

As inscrições para o PS Unir 2024 coincidem com a divulgação dos resultados do Enem 2023, em 16 de janeiro.

Todos os documentos e etapas do PS Unir 2024 podem ser acessados [aqui](link), incluindo o cronograma com as datas das próximas etapas.

O Serviço de Orientação ao Usuário (SOU Unir) está disponível para fornecer mais informações sobre o PS Unir 2024 e auxílio para inscrições. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para sou@unir.br ou por mensagem via WhatsApp para o número (69) 2182-2016.


Fonte:

Deixe seu comentário