Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Governo Federal institui o Fies Social para ampliar acesso ao Ensino Superior

Segundo a proposta, a intenção é oferecer a possibilidade de financiamento de bolsas para o ensino superior de até 100% para estudantes de baixa renda.

Publicado em 16/02/2024 às 10:13

Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução que marca uma nova fase no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Governo Federal anunciou a criação do Fies Social, uma versão reformulada do programa educacional executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e voltado para atender às necessidades dos estudantes de baixa renda.

A principal proposta do Fies Social é reforçar o papel social do programa, oferecendo a possibilidade de até 100% de financiamento nos contratos de estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo, conforme inscrição no Cadastro Único (CAD Único). Com essas mudanças, mais de 100 mil estudantes poderão ser beneficiados apenas em 2024, proporcionando melhores condições de acesso e permanência no ensino superior.

Diferentemente do Fies tradicional, o Fies Social foi concebido com o intuito de ser um agente transformador na sociedade, promovendo oportunidades iguais para todos os brasileiros, independentemente de sua condição socioeconômica. Uma das inovações mais notáveis é a reserva de vagas não apenas para estudantes de baixa renda, mas também para grupos historicamente sub-representados, como pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Outra mudança significativa é a ampliação da cobertura dos encargos educacionais, possibilitando o financiamento integral para aqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos. Essa medida visa eliminar barreiras financeiras que impedem o acesso ao ensino superior, consolidando o compromisso do governo em democratizar a educação e promover a inclusão social.

O Ministro da Educação, em entrevista coletiva, destacou que o Fies Social representa um marco na política educacional do país, alinhado com a visão de construir uma sociedade mais justa e igualitária. O programa reforça o compromisso do Governo Federal em investir na formação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento do país por meio da educação.

O Fies Social já está recebendo inscrições e, conforme a expectativa do governo, irá desempenhar um papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades e na construção de um futuro mais inclusivo para os brasileiros.

Fonte:

Deixe seu comentário