Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ECONOMIA

Produtora de Alta Floresta comemora aumento de vendas pós-prêmio ConQueijo

Salete Lampugnani Pelissari, vencedora do 1° Conqueijo, na categoria Minas Padrão

Publicado em 18/03/2024 às 07:43

(Foto: SECOM)

Vencedora do 1° concurso de qualidade do queijo, na categoria Minas Padrão, ConQueijo, realizado em 2022, a produtora rural, Salete Lampugnani Pelissari enfatizou a emoção do primeiro passo do crescimento exponencial de sua agroindústria, localizada na P-50, em Alta Floresta d’Oeste. A partir daquela vitória, nunca imaginada por uma senhora de 72 anos, segundo testemunho dela, o seu queijo passou a ter uma grande procura, fazendo com que o sítio passasse a promover o crescimento do gado leiteiro.

“O concurso foi maravilhoso. Nunca esperei ganhar um prêmio dessa qualidade. Fiquei muito feliz. Esse concurso abriu muitas portas, minhas vendas cresceram muito, nos colocaram em exposição em todo Estado”, disse, recordando da repercussão positiva daquela primeira edição do ConQueijo. Ela agradeceu o incentivo do Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que incentivou pequenos proprietários como Salete Lampugnani a participar do certame de qualidade do queijo, além de garantir assistência e o selo do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar – Prove.


A produtora iniciou suas atividades com queijo há 40 anos

A produtora iniciou suas atividades com queijo há 40 anos. Ela e a família são migrantes do Sul do Brasil e trabalhavam com a terra. Rondônia abriu muitas oportunidades, segundo Salete, onde ela criou filhos, netos e prosperou com seus negócios, na região da Zona da Mata. “Quem trabalha sempre tem oportunidade de crescer”, referenciou ela, que inspirou outras trabalhadoras do campo a produzirem e comercializarem seus produtos.

O sítio da produtora Salete Lampugnani aumentou de 115 litros por dia de produção, para mais de 210 litros. E, de acordo com a produtora, há espaço para chegar a 600 litros/dia, mas ela entende que é necessário investir na qualificação do plantel, pastagens de qualidade e contratação de mais colaboradores.

LANÇAMENTO

O ConQueijo foi lançado em 2022, e segue neste ano com premiações durante a RondoLeite, que acontece durante a realização da Rondônia Rural Show Internacional. “Através dos concursos de qualidade, estamos promovendo a expansão da cadeia produtiva, incentivando a industrialização, transformando em vitrine; o queijo produzido pelos nossos produtores”, explicou o secretário da Seagri, Luiz Paulo, ao enfatizar que, os técnicos estão trabalhando no calendário de eventos para anunciar as datas de todos os concursos de qualidade que serão promovidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e seus parceiros em 2024.

Fonte:

Deixe seu comentário