Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

FESTIVAL DO TAMBAQUI

Costa Marques e mais 13 municípios participam do 4º Festival do Tambaqui

O 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia acontece em 14 municípios de Rondônia simultaneamente.

Publicado em 16/10/2023 às 12:05

200 bandas de tambaqui foram comercializados em Costa Marques na participação durante a 4ª edição do Festival de Tambaqui promovido pelo Governo de Rondônia; toda a arrecadação da venda do pescado será destinado a APAE do Município de Costa Marques.

A gerente regional da Emater no Vale do Guaporé, Jaqueline Rosa comemorou o resultado positivo, o empenho dos servidores da Emater local, juntamente com a diretoria da APAE e Colônia dos Pescadores do Município.O 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia é realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec e Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar. E tem como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan. O objetivo do festival é promover, divulgar e incentivar o consumo do Tambaqui tanto dentro, quanto fora do Estado. O 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia acontece em 14 municípios de Rondônia simultaneamente.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Tambaqui, assim como outros peixes da região Amazônica, é uma iguaria muito apreciada por seu sabor único e pela alta qualidade nutricional. “Com o festival, busca-se abrir novos mercados para esse pescado e gerar oportunidades de negócios para os produtores locais”, ressaltou.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, serão comercializadas 10 mil bandas de Tambaqui durante o evento. Os participantes poderão adquirir um tíquete de acesso ao peixe assado no valor de R$ 20, sendo que toda a arrecadação será destinada às instituições beneficentes de cada município. “Dessa forma, além de promover a gastronomia local, o festival também tem um caráter beneficente, contribuindo para causas sociais em cada uma das localidades”, destacou.

Fonte:

Deixe seu comentário