Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

QUEIMADAS

São Miguel do Guaporé entre os municípios com menor número de focos de queimadas

Rondônia ocupa a segunda posição nacional dos estados que mais tiveram detecção de focos de queimadas.

Publicado em 08/10/2020 às 21:45
Atualizado em

Área da floresta amazônica é queimada conforme é desmatada em Rio Pardo (RO). (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

São Miguel do Guaporé registrou 29 focos de fogo este ano, detectados pelo satélite de referência Aqua do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cidade está entre os municípios com o menor numero de focos de incêndio.

Recentemente a cidade se tornou uma base de apoio para combate a incêndios nas cidades vizinhas, São Francisco do Guaporé foi município que mais registrou incêndios florestais no Vale do Guaporé.

Rondônia acumulou 996 focos entre os dias 1º e 7 de outubro de 2020. A quantidade é 643% maior em comparação com igual período de 2019, quando o estado registrou 134 pontos de queimadas.

A alta ainda se estende por todo mês de outubro do ano passado, época em que a região somou exatos 556 focos (o equivalente a 79,1%).

Nestes sete primeiros dias, Rondônia ocupou a segunda posição nacional dos estados que mais tiveram detecção de focos de queimadas, ficando atrás apenas do Pará.

Também foi nesse período que o estado registrou 21,2% das queimadas na Amazônia, que registrou 4.692 focos. O ano recorde de focos para Rondônia em outubro foi 2003, já que houve 7.593 pontos de fogo captados pelo satélite de referência do Inpe.

Fonte:

Deixe seu comentário