Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

HISTÓRIA

Real Forte Príncipe da Beira: 248 Anos de História e Importância Nacional

Um legado de defesa e história às margens do rio Guaporé

Publicado em 16/04/2024 às 07:00
Atualizado em

(Foto: Imagens da Secom )

Localizado nas margens do rio Guaporé, no município de Costa Marques, o Real Forte Príncipe da Beira comemora 248 anos de existência. Iniciada em 20 de junho de 1776 e concluída em 20 de agosto de 1783, essa imponente construção foi um marco na defesa das fronteiras do Centro-Oeste brasileiro contra as ameaças espanholas, sob a liderança do capitão-engenheiro Ricardo Franco de Almeida e Serra.

Com uma extensão de 970 metros, o Real Forte Príncipe da Beira foi erguido pelos portugueses, contando com a participação de negros, índios e militares. Após a proclamação da República em 1889, a fortaleza foi gradualmente esquecida até ser redescoberta em 1913 pelo almirante José Carlos de Carvalho durante uma missão na região amazônica.

A revitalização do local ocorreu em 1930, quando o marechal Rondon coordenou a limpeza do forte, seguida pela criação do Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (PEF) pelo Exército Brasileiro em 1932. Em agosto de 1950, o Real Forte Príncipe da Beira foi oficialmente tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Atualmente, o Exército Brasileiro é responsável pela preservação desse importante monumento histórico, que representa não apenas um marco na defesa territorial, mas também um símbolo da cultura e da identidade nacional.




Imagens da internet 

Fonte:

Deixe seu comentário