Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

CAPACITAÇÃO

Comunidade de Pedras Negras recebe capacitação para manejo do Pirarucu

O engajamento da comunidade reflete seu compromisso com a preservação ambiental, mas também evidencia a importância do Pirarucu como fonte de renda

Publicado em 29/03/2024 às 10:07

No coração da Reserva Extrativista Pedras Negras, situada no município de Costa Marques, a comunidade quilombola tem sido o epicentro de uma iniciativa crucial para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Graças ao esforço do Governo de Rondônia, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), os comunitários têm sido capacitados para o manejo do Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo.

Durante a capacitação, foram abordados temas cruciais, como a ecologia da espécie e técnicas de monitoramento populacional, visando fortalecer o conhecimento dos participantes e capacitá-los para tomar decisões estratégicas na gestão do Pirarucu. Entre os envolvidos, destaca-se Valdemarina Faustino da Cruz, uma moradora local de 55 anos, cujo empenho e dedicação destacaram-se durante as aulas teóricas e práticas.

O engajamento da comunidade não apenas reflete seu compromisso com a preservação ambiental, mas também evidencia a importância do Pirarucu como fonte de renda e sustentabilidade econômica para a região. O dinheiro proveniente da venda dos peixes não apenas fortalece a economia local, mas também impulsiona o desenvolvimento de iniciativas comunitárias, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e prosperidade.

O governador Marcos Rocha enfatizou a participação ativa dos moradores como um exemplo do compromisso com o desenvolvimento sustentável, enquanto o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância da representatividade da comunidade quilombola nos esforços de conservação e manejo do Pirarucu. Essa iniciativa não apenas fortalece a identidade e as tradições locais, mas também promove um futuro mais promissor para as gerações vindouras.

Com informações da SECOM

Fonte:

Deixe seu comentário