Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

MATERIAIS

Materiais alternativos para mobiliário interno (casa e escritório)

O uso de materiais alternativos para criação de móveis residenciais ou de escritório provem economia, exclusividade e originalidade

Publicado em 10/06/2021 às 22:34
Atualizado em

Escritório criado com conceitos de materiais alternativos (Foto: Portal da Cidade)

Decorar uma casa ou escritório sempre é uma tarefa que envolve os desafios de gostos e passam por cores, texturas, elementos e arranjos. Da mesma forma, muitas vezes temos os espaços em casa que ficam vazios à espera de um móvel. Algumas pessoas inclusive ficam incomodadas com essa falta de móveis, ou ainda excesso de espaço.

Atualmente há uma grande tendência em realizar uma decoração com objetos ou materiais alternativos e/ou que não são usuais para padrões tradicionais. Esses materiais vão desde o aproveitamento de sobras de obras, que em algum momento seriam descartados, como concreto, ferragens, madeiras, entre outros até objetos diversos como vasos de plástico, palete, canos PVC, ferro, madeiras antigas, cordões e cordas, etc.

Encontrar a decoração ideal é uma tarefa que exige paciência e dedicação pois a criação de um móvel com materiais alternativos vai desde a escolha do modelo até os materiais que não se pensava ser possível usar como decoração.

São soluções ao melhor estilo faça você mesmo e hoje, na internet, temos muitos materiais como artigos e vídeos que mostram passo a passo como se deve produzir um móvel alternativo. As dicas vão desde como escolher o material, como tirar as medidas, de como tornar o ambiente mais amplo, utilização das cores entre outros assuntos bem interessantes.

Aqui destaca-se que algumas técnicas aliam exclusividade e estilo com conceitos de conservação do meio ambiente tornando o produto mais ecológico.


Um exemplo para ilustrar esse assunto é a foto dessas cadeiras que possuem arquitetura chilena e o conceito inicial pode ser encontrado no link (Acesse aqui). Entretanto, o objetivo é também adequar a proposta a realidade local e assim, neste caso, foi realizado a substituição de alguns materiais para tornar o projeto mais adequado aos materiais encontrados em nossa região.


Outro exemplo é a utilização da técnica conhecida como Tape Art que consiste no uso de fitas adesivas (essas pretas usadas para isolamento de fio), conforme pode ser observado na parede da foto que promovem uma economia e originalidade. Surgiu nos anos 60 quando artistas grafiteiros resolveram abandonar as latas de tintas e adotaram como elementos de arte as fitas adesivas.

Fonte:

Deixe seu comentário