CRÉDITO RURAL
Bancos poderão retomar financiamentos do Plano Safra 2021/2022
Retomada parcial foi autorizada pelo Ministério da Economia. Contratações estavam suspensas desde fevereiro.
Publicado em
16/06/2022 às 08:28
Atualizado em
O Ministério da Economia autorizou as instituições financeiras que operam com recursos do Plano Safra a retomarem parcialmente as contratações de financiamentos rurais subvencionadas no âmbito do Plano Safra 2021/2022.
A retomada das contratações será para as linhas de financiamento do Pronaf (Agricultura Familiar) incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos. Também foram liberadas outras linhas como ABC (agricultura de baixo carbono), Pronamp (médio produtor), Inovagro (inovações tecnológicas), Proirriga (irrigação) e Moderagro (modernização)
Continuam suspensas as contratações das linhas de financiamentos Moderfrota (frotas e tratores), PCA (para construção de armazéns) e Prodecoop (desenvolvimento cooperativo).
As contratações de financiamentos rurais com recursos equalizáveis estavam suspensas desde 7 de fevereiro. O Ministério da Economia publicou em edição extra do Diário Oficial da União a Portaria 5.327, que abre crédito suplementar de R$ 1.087.605.763 para reforçar os pagamentos de equalização de taxas de juros do Plano Safra vigente, que encerra no dia 30 de junho deste ano.
O Ministério da Agricultura estima que cerca de R$ 15 bilhões em novas operações de crédito rural, com recursos equalizados, devam ser contratadas até o dia 30 de junho.
Linhas de financiamento que deverão ser retomadas:
- ABC – Ambiental
- ABC – demais
- Aquisição de matrizes e reprodutores – Pronaf
- Caminhonetes de carga e Motocicletas adaptadas à atividade rural – Pronaf
- Comercialização FEE
- Custeio Empresarial
- Custeio Pronamp
- Inovagro
- Investimento Empresarial
- Investimento Grupo B – Pronaf
- Investimento Pronaf
- Investimento Pronamp
- Moderagro
- Procap-Agro – Giro
- Proirriga
- Tratores e Colheitadeiras – Pronaf
- Linhas de financiamentos que permanecem suspensas:
- Moderfrota
- PCA
- PCA – Até 6.000 ton
- Prodecoop
Fonte: MAPA
Notícias relacionadas
Reta final: 12ª EXPOMIG define os 10 peões classificados
02/08/2026 às 12:52
12ª EXPOMIG: rodeio abre evento e show de PPA é atração desta sexta
31/07/2026 às 10:15
São Miguel do Guaporé se prepara para a 2ª Largada do Café, que acontece no dia 08/05
28/04/2026 às 12:01
Caravana do Agro Sustentável reúne produtores e entidades em São Miguel do Guaporé
07/04/2026 às 16:26
Sertanejo participa de entrega de benefícios ao setor rural em São Miguel
23/03/2026 às 19:44
Produtor rural deve antecipar reserva de mudas para garantir safra em São Miguel
23/03/2026 às 09:25