Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ATENDIMENTO

Inicia na região da Zona da Mata 8ª edição do projeto “Enxergar”

Também serão contemplados moradores da região do Vale do Guaporé, e ao todo estão previstos mais de mil procedimentos oftalmológicos.

Publicado em 22/12/2021 às 12:36

(Foto: SECOM: Italo Ricardo e Ricardo Barros)

Iniciou nessa terça-feira (21) e se estende até o dia 23 de dezembro em Rolim de Moura, a 8ª edição do projeto “Enxergar”, que tem como objetivo reduzir as filas de pacientes da Zona da Mata a espera por cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos). Nestes dias estão previstos 1.300 procedimentos oftalmológicas.

O projeto “Enxergar” foi desenvolvido pelo Governo de Rondônia e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nessa etapa serão atendidos os pacientes dos municípios da região da Zona da Mata: Rolim de Moura; Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre Castanheira; Novo Horizonte; Nova Brasilândia do Oeste; Santa Luzia d’Oeste; Parecis e São Miguel do Guaporé (região do Vale do Guaporé).

De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Máximo, serão realizas 800 cirurgias de catarata e 500 de pterígio (carne crescida nos olhos), totalizando 1.300 operações oftalmológicas. “O paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), para realizar os procedimentos de praxe e receber o encaminhamento para a regulação de consulta e exame oftalmológico.

Para o paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral, a fim de que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso. Infelizmente muitos dados estão desatualizados e a equipe não consegue entrar em contato com o paciente; o item mais desatualizado é o telefone. Essas cirurgias estão previstas para o início do mês de janeiro de 2022”, frisou.


O operador de máquinas pesadas, Alceu da Silva Martins, relatou que há mais de quatro anos aguarda para fazer a cirurgia. “Sou muito grato ao Governo de Rondônia, por trazer o projeto ‘Enxergar’. Meu olho esquerdo vejo tudo embaçado, enfumaçado. Agora com a chegada da cirurgia vou ter a minha qualidade de vida devolvida”.

Segundo o vice-governador José Jodan, a missão do Governo de Rondônia é trabalhar em favor da população, com ações que melhoram a qualidade de vida do cidadão. “O projeto ‘Enxergar’ é de suma importância para a população, fico feliz que a região da Zona da Mata, está sendo contemplada”, finalizou.



Fonte:

Deixe seu comentário