Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PREVENÇÃO

Bombeiros e Agevisa alertam para acidentes com animais peçonhentos nas chuvas

Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia alerta população de São Miguel que período chuvoso é propenso para o aumento do número de ocorrências

Publicado em 07/10/2020 às 20:49
Atualizado em

Ao deparar-se com animais peçonhentos acionem os órgãos competentes (Foto: SECOM (Daiane Mendonça e Marcela Ximene))

Com a chegada do clima chuvoso aumentam os riscos da presença de animais peçonhentos em casas e apartamentos, especialmente os localizados próximos às áreas verdes e regiões próximas a igarapés ou córregos.

Em São Miguel do Guaporé, a região do bairro Novo Oriente é grande a possibilidade de aparecer estes animais, por conta do igarapé que corta o bairro, as margens do igarapé já foi relatado a aparição de animais selvagens.

CAUSA 

A temperatura normal dos animais é diferente. O que é considerado febre nos humanos, pode ser muitas vezes a temperatura normal para algumas espécies. 

Além disso, o ambiente que facilita a presença de roedores e insetos, que na cadeia alimentar são conhecidos como presas são ambientes favoráveis e podem servir de habitat para animais peçonhentos e não peçonhentos. 

Escorpiões, aranhas, lacraias e até serpentes são os animais mais comuns que costumam buscar locais secos para se proteger e acabam se tornando um perigo, especialmente para crianças e até mesmo para animais domésticos. 

DADOS 

De acordo com um levantamento sobre acidentes com animais peçonhentos e não peçonhentos em Rondônia feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), de janeiro a agosto deste ano, foram notificados 986 casos, e duas mortes registradas. 

Nos últimos três anos mais de 3.975 pessoas tiveram contato com vários tipos de animais peçonhentos e não peçonhentos, 14 desse total foram fatais. As serpentes são os animais peçonhentos mais comuns encontrados no Estado, com 495 casos nos últimos três anos, seguidos dos escorpiões, onde foram registradas 206 ocorrências. 

PREVENÇÃO 

A higienização, desratização e dedetização são ideais para manter esses animais longe de quintais e residências, bem como o uso de proteção nas brechas de portas e janelas. 

De acordo com Luzanira Morais, coordenadora da Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (Gtvan), Agevisa, algumas medidas podem ser adotadas para evitar acidentes com animais peçonhentos. “O principal cuidado é manter a área próxima à residência limpa. Mesmo se a moradia for em área rural, é importante manter a área próxima a casa livre de entulhos. Evite colocar a mão em buracos e mexer em tijolos”, alertou.

A coordenadora fez ainda recomendações para a limpeza de quintais.

O QUE FAZER

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível. O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) em Porto Velho é referência nestes tipos de acidentes.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta à população, caso encontre algum animal peçonhento, entrar em contato pelo telefone 193 para fazer a remoção do animal com segurança.

Informações: Secom - Governo de Rondônia

Fonte:

Deixe seu comentário