Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

VACINA

Anvisa autoriza uso de vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças

Autorização contempla crianças de 5 a 11 anos. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas.

Publicado em 17/12/2021 às 08:34
Atualizado em

(Foto: Imagem ilustrativa)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira (16) a autorização de uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas entre elas.

"Quando verificamos números do Ministério da Saúde de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) em crianças menores de 11 anos os casos associados às Covid-19 é um fator de preocupação e isso pesa na avaliação risco-benefício feito pela agência", diz.

E acrescenta: "os casos de Covid-19 têm sido representativo na população pediátrica, nós temos um perfil de segurança e reatogenecidade [capacidade de gerar efeitos adversos] positivo em relação à vacinação e temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população."

As vacinas aplicadas nas crianças equivalem a um terço da dose usada nos adultos e o imunizante poderá ser armazenado por 10 semanas a temperatura de 2°C a 8°C. Já a aplicada em pessoas acima de 12 anos é permitido guardar por quatro semanas após o descongelamento. O frasco infantil é de cor laranja, enquanto o adulto é roxo.

Por ser um produto diferente, ainda não é possível dizer quando que a vacinação vai ser iniciada à essa faixa etária, já que o Ministério da Saúde ainda não tem disponível os imunizantes liberados pela Anvisa.

Meiruze Freitas, diretora da Anvisa, salientou que a imunização só poderá ser iniciada "após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina, uma vez que a grande maior dos efeitos adversos e decorrente da administração do produto de forma errada".

De acordo com resultados dos estudos apresentados pela farmacêutica, a vacina apresentou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico feito com mais de 2.250 pessoas dessa faixa etária.

Ainda não foram apresentados pelo laboratório dados como a duração da proteção, a necessidade da dose de reforço e a efetividade contra a Ômicron ou novas variantes que ainda apareçam. Segundo a Anvisa, contra a Delta, que predomina no Brasil, a vacina é eficaz.

Onde crianças já recebem vacina anti-Covid?

Os Estados Unidos, Israel e Canadá começaram a vacinação dos pequenos no começo de novembro e países da Europa iniciaram nesta semana, usando a Pfizer. Argentina, Emirados Árabes e El Salvador usam a Sinopharm, Moderna ou Pfizer nessa feixa etária. Cuba e Venezuela usam a Soberana, vacina cubana.

Já China, Chile, Equador, Camboja, Indonésia e o território de Hong Kong também aplicam a proteção em crianças, mas com a CoronaVac.

Autorização CoronaVac no Brasil

Na última quarta-feira, o Instituto Butantan apresentou um novo pedido de liberação da vacina produzida por eles à Anvisa. A requisição é de uso em crianças de 3 a 17 anos e é a segunda vez que é feita. Na primeira, a agência brasileira pediu mais informações sobre os estudos clínicos feitos na China

Fonte:

Deixe seu comentário