Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

POLÍTICA

Saulo Moreira assume como deputado na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ele assume vaga deixada por Edson Martins, que teve seu mandato cassado pela Justiça

Publicado em 14/09/2021 às 07:27

(Foto: ALE-RO)

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 13, a posse de Saulo Moreira da Silva (MDB) como Deputado Estadual. Saulo possui a sua base política na região do Vale do Jamari e volta à Assembleia Legislativa depois da cassação por parte da justiça, do agora ex-deputado Edson Martins de Paula, também do MDB.

A posse de Saulo Moreira ocorreu em sessão extraordinária de forma presencial e remota, convocada pelo presidente Alex Redano (Republicanos). Saulo Moreira já foi deputado estadual no mandato 2014/2018 e nas últimas eleições, apesar de ter conquistado a 13ª maior votação com 10.911 votos, acabou ficando como ficou como primeiro suplente da coligação MDB/PV, que elegeu quatro parlamentares, sendo os emedebistas Eurípedes Lebrão-MDB (20.357 votos) Jean Oliveira-MDB (17.823 votos), Luizinho Goebel-PV (16.999 votos) e Edson Martins (11.687 votos).

A solenidade de posse foi comandada pelo presidente Alex Redano, que ao abrir os trabalhos, declarou a perda de mandato de Edson Martins, anunciando a vacância de uma das 24 cadeiras do legislativo. Na sequência o secretário da mesa, Jair Montes leu o ato convocatório do suplente, que foi conduzido até a tribuna para o tradicional juramento constitucional, confirmando a posse, com o termo lido pela secretaria da mesa.

O 1º secretário Jair Montes (Avante) disse que "é uma honra muito grande recebê-lo. Desejo boa sorte, que Deus o acompanhe e ilumine nessa sua nova missão. O senhor retorna a essa Casa e que possa somar, mais uma vez, com a nossa população de Rondônia".

O presidente Alex Redano cumprimentou o deputado Saulo pela posse, destacando que a região de Ariquemes volta a contar com quatro deputados. “Quero parabenizar o meu amigo pessoal Saulo Moreira pela posse, desejar um excelente trabalho. Fomos colegas na Câmara de Vereadores de Ariquemes, atuamos juntos na Assembleia Legislativa e a partir de hoje voltaremos a trabalhar juntos, disse o presidente, destacando também a passagem do deputado ex-deputado Edson Martins pela Assembleia. “Um político honesto, um deputado excelente que sempre orgulhou esta casa e deixou um legado”.

Hoje a casa faz uma ação de justiça com a posse do deputado Saulo Moreira, cumprindo determinação judicial. Tive o prazer de participar da Assembleia com o Saulo por dois mandatos, sei da sua competência e do seu trabalho. Desejo a ele todo o sucesso possível. Como colega de partido fico feliz em ver um aperto de mão entre o deputado Saulo que chega e o deputado Edson Martins que deixa a casa depois de um trabalho exemplar no legislativo, disse o deputado Jean Oliveira.

Tudo acontece no tempo de Deus. Quis o Senhor que vossa excelência voltasse a esta Casa neste dia. Desejo todo o sucesso possível e me coloco à disposição para o apoio que for preciso nesta sua retomada política, destacou o deputado Jhony Paixão.

Em seu discurso de posse, Saulo Moreira (MDB) saudou a todos os parlamentares e aos seus familiares e assessores presentes. "Cumprimentar o povo de Rondônia e em especial o meu povo de Ariquemes, que me elegeu como vereador e depois por mais dois mandatos de deputado estadual, e agora sou empossado para concluir mais essa legislatura".

O deputado empossado declarou que "é uma honra muito grande estar de volta e quero registrar o trabalho do ex-deputado Edson Martins (MDB), que tem o meu respeito e o meu reconhecimento por seu trabalho digno. Também agradeço ao apoio do meu partido, o MDB, e contem comigo aqui nesse Parlamento".

Por fim, Saulo Moreira disse que "podem contar com o meu apoio, com o meu esforço, para discutir e aprovar leis de interesse do povo de Rondônia. Também quero trabalhar, nesse curto mandato, para levar emendas e benefícios para a nossa população. Que Deus possa estar nos abençoando, nos guiando nesse novo mandato. Muito obrigado a todos".

Cassação

O ex-deputado Edson Martins teve o mandato cassado pela justiça, decretado pela juíza Márcia Adriana Araújo de Freitas, por improbidade administrativa, por condutas consideradas ilícitas quando era prefeito de Urupá. A magistrada é da 1ª Vara Cível da Comarca de Alvorada do Oeste, e ela também pediu a perda do mandato do parlamentar. Depois de ser notificada pela Justiça, a mesa diretora da Assembleia decretou a perda de mandato de Edson Martins e a vacância da cadeira, convocando imediatamente o suplente para a posse definitiva.

Fonte:

Deixe seu comentário