Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ELEIÇÕES 2020

Confira as propostas para a Saúde dos candidatos a prefeito de São Miguel

O portal da cidade solicitou a todos os candidatos à prefeito por meio de ofício para que destinassem um resumo dos planos de governo para esta matéria

Publicado em 28/10/2020 às 22:30
Atualizado em

Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Essa ideia não está totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda mais amplo. Principalmente levando em consideração o que pode provocar o surgimento das doenças.

Muitas vezes o contribuinte só procura a rede pública de saúde em uma situação grave e esquece que a atenção básica faz toda a diferença, saúde é prevenção, alimentação, é qualidade de vida, saúde é o que todos buscam ao chegar a uma unidade e encontrar profissionais qualificados, atendimento humanizado, equipamento de qualidade que funcione e que tenha profissional a disposição para manusear.

Saúde é cuidados com o saneamento, higienização, esporte e lazer. A organização tratabrasil.org.br estima que a cada R$ 1,00 gasto com saneamento economiza-se R$ 4,00 nas ações de saúde médica e hospitalar.

Hoje damos início à série de artigos com as propostas dos candidatos a prefeito de São Miguel do Guaporé. O Portal da Cidade solicitou a todos os candidatos a prefeito por meio de ofício, que destinassem os seus planos de governo para essa matéria especial, assim, o nosso primeiro tema é saúde. Os demais temas serão Educação, Infraestrutura (Urbana e Rural), Economia, Esporte e Lazer, Agricultura e Servidores Públicos. Apresentaremos as propostas de cada candidato em ordem alfabética para que você eleitor possa fazer uma comparação entre as propostas de cada candidato.

Cornélio Duarte (MDB)

“Vamos continuar buscando melhorar a saúde além de compra um ônibus climatizado com 40 lugares e banheiro para as pessoas quem vão a porto velho buscar exames de alta complexibilidade além de manter a parceria que temos hoje com casa e apoio para que nossos Cidadãos possa continuar tendo o apoio que hoje tem em porto velho.

Criação de um Centro de Diagnóstico, agrupado do Laboratório de Análises Clínicas, aparelho de ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma.

Informatização do sistema de agendamento para consultas e exames Disponibilização de resultados de exames pela internet Implantação do receituário digital .

Adequação no centro de fisioterapia

Aprimoramento no atendimento especial à terceira idade

Promover Cirurgias eletivas Manutenção do Hospital Municipal

Restauração do atendimento do PSF e do PACS

Promover projeto de incentivo a saúde do homem

Continuidade nos projetos e programas direcionados à pessoa com deficiência, assim como incentivar e promover a integração em eventos esportivos de lazer, recreação, cultura, equipe multifuncional composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, médicos entre outros a fim de favorecer o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, jovens e adultos especiais, melhorando o auxílio junto à APAE.”

Crispin (Progressistas)

“Programar e expandir os serviços de saúde pública e estender ao máximo o atendimento realizado pela equipe denominada Programa Saúde da Família “PSF”, onde as pessoas possam ser acompanhadas e medicadas em suas residências quando se tratar de doenças preexistentes e os pacientes se encontrem com dificuldade de locomoção, com extensão à área rural do município.

Valorização e ampliação do quadro dos profissionais de saúde, com locais dignos de trabalho, manutenção de prédios e equipamentos, bem como aquisição de equipamentos de melhor tecnologia para desenvolverem os seus atendimentos;

Implantar um Programa de Saúde no atendimento ambulatorial e hospitalar destinado ao atendimento aos dependentes químicos, buscando parceria com entidades especializadas

Empenhar esforço na implantação do SAMU e dar independência e qualificação no atendimento pré-hospitalar, deixando os profissionais de saúde que atuam nos postos de saúde e hospital, totalmente a disposição do atendimento de quem se dirige a estas unidades.

Organizar atendimentos com médicos especialistas, tais como Pediatra, Ginecologista, Cardiologista, Neurologista e Cirurgião Geral, dentre outros

Promover políticas públicas com foco multidisciplinar com objetivo de prevenir e reduzir doenças que possam ser tratadas preventivamente através de atividade física.

Fazer a descentralização Ambulatorial hospitalar através da criação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).”

Drº Fábio (PT)

“Manteremos um diálogo permanente com Servidores da saúde, com reuniões entre os funcionários dos diferentes setores da saúde a cada noventa dias, parar entendermos as maiores dificuldades da saúde pública municipal.

Informatizaremos os atendimentos da rede pública de saúde, incluindo triagem e atendimento do profissional médico por meio de sistema integrado ao CONECTESUS.

Implantaremos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tendo em vista a necessidade e a já existente disponibilidade de programas e verbas pelo Governo Federal.

Ampliaremos o atendimento da farmácia municipal, com estrutura para um melhor atendimento à população.

Efetivaremos equipes médicas nas unidades de postos de saúde nos bairros.

Reestruturaremos e ampliaremos os atendimentos domiciliares do Programa Saúde Familiar, priorizando os atendimentos encaminhados pelos Agentes de Saúde.

Reformularemos e ampliaremos o Laboratório Municipal, com aumento na quantidade e variedade de exames.

Agregaremos cursos de pronto atendimento e primeiros socorros.

Implantaremos o Plano de Saúde Alternativa.

Criaremos o Centro Odontológico Municipal e iremos promover atendimento odontológico nas escolas.

Amplificaremos o programa Saúde da Mulher, com exames preventivos, inclusive mamografia.

Aquisição de aparelhos de raio X com imagens 3D, bem como todos os equipamentos de revelação.”

Rones Mesquita (Solidariedade)

O ofício foi protocolado mas não houve envio do plano.

Williams Okamoto (Republicanos)

“Informatização total da saúde publica do município, integrando os Postos de saúde e o Hospital.

Agendamento online de exames e consultas com especialistas em toda rede, com armazenamento e histórico de todo e qualquer atendimento aos pacientes, tais como: Consultas, exames comuns e de diagnósticos, médicos que lhe atendeu, tipo sanguíneo, doenças pré-existentes, remédios controlados e de uso contínuo, controle de validade de medicamentos, entre outros. Implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Intensificar os programas da saúde preventiva em conjunto com a Vigilância sanitária, juntamente com a Divisão de Receita e Tributação Municipal evitando assim futuras epidemias em nossa cidade.

Treinamento intensivo e continuo de Atendimento Humanizado da Saúde, bem como a capacitação continuada dos profissionais.

Viabilizar e Implantar Centro Especializado em Ortopedia e traumas.

Focar no controle da prevenção da Diabetes e hipertensão.

Os agentes de saúde uma vez tendo a rede informatizada poderão enviar através de Tablet ou Celular, via aplicativo para o sistema informações a Base de Dados diariamente ou em tempo real de qualquer rede/ponto Wi-Fi, trazendo assim informações importantes e imediatas para as tomadas de decisões do município.”

No próximo tema vamos abordar Educação.


Fonte:

Deixe seu comentário