Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

ELEIÇÕES 2020

Confira as propostas para a Educação dos candidatos a prefeito de São Miguel

O portal da cidade solicitou a todos os candidatos a prefeito por meio de ofício para que destinassem um resumo dos planos de governo para esta matéria

Publicado em 05/11/2020 às 05:40

Sabe-se que o termo “Educação” no sistema público quer dizer “Ensino”, sim, pois a educação é praticada em casa aprendendo bons modos e como ser uma pessoa de bem na sociedade, o ensino é a transmissão de conhecimento acadêmico.

Sem complicação, a educação é um dos grandes pilares da nossa sociedade, pois através dela é possível a troca de conhecimento e a partir disso discernir o que cada indivíduo almeja para o futuro.

Os profissionais da educação são verdadeiros heróis do ensino, pois além de enfrentar alunos indisciplinados e condições razoáveis de trabalho, contam com vencimentos incompatíveis com o trabalho exercido, trabalhando mesmo por amor a profissão.

Um dado importante sobre educação é o percentual de pessoas alfabetizadas. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos).

Damos continuidade à série de artigos com as propostas dos candidatos a prefeito de São Miguel do Guaporé. O Portal da Cidade solicitou a todos os candidatos a prefeito por meio de ofício, que destinassem os seus planos de governo para essa matéria especial, assim, o tema de hoje abordada é educação. Os demais temas serão Infraestrutura (Urbana e Rural), Economia, Esporte e Lazer, Agricultura e Servidores Públicos. Apresentaremos as propostas de cada candidato em ordem alfabética para que você eleitor possa fazer uma comparação entre as propostas de cada candidato.

Cornélio Duarte (MDB)

“Nossa missão continuará a executar um plano de metas que reduza o analfabetismo, o aumento do IDEB bem como os índices qualitativos e quantitativos de aprendizagem, que promova a integração da comunidade à escola e o engajamento de docentes e discentes no processo de aquisição e construção do conhecimento.

Estes objetivos estão sendo aprimorados mediante a ampliação, modernização e a melhoria da Rede de Ensino Municipal, incluindo manutenção das unidades construídas que atendam efetivamente a demanda das matrículas, a promoção do acesso e a garantia de permanência dos estudantes em sala de aula com ações que vem desenvolvendo e implementando o zelo pela qualidade da Educação no Município.

Somam-se a essa missão o estímulo aos discentes, valorização real dos docentes, bem como a adequação do aspecto infraestrutura das unidades escolares, objetivando uma educação integrada aos valores de cidadania.

Crescente valorização profissional somados com a formação continuada além da capacitação para atendimento adequado aos educandos com deficiência; Sofisticação no ambiente escolar com adequação para o estudo, adaptado para os alunos com necessidades em escolas que ainda não foram contempladas; Adequação das escolas municipais com implementação, ampliação e criação de pátio, refeitório, biblioteca, almoxarifado de Artes, de Ciências, de Coordenação, multifuncional, leitura; Fortalecimento na utilização do espaço escolar nos finais de semana para atividades Lúdicas, programação cultural, oferta de cursos em geral e eventos religiosos da comunidade; Programar a semana de Ciências, artes, do livro e tecnologia; Fortalecer e capacitar à equipe gestora em todas as unidades escolares; Garantia de equipe formada por: Psicólogo, psicopedagogo, para atender às demandas escolares; Promover no transporte dos professores, servidores e técnicos da Secretaria de Educação; Aquisição e Manutenção de playground nas escolas que atendam a educação Infantil; Apoio e Formação para os gestores escolares e Conselhos Escolares para execução dos recursos da descentralização das unidades escolares; Arborização dos pátios das escolas; Ampliação do sistema software de gestão educacional da rede municipal de ensino; Construção de hortas nas escolas.”

Crispin (Progressistas)

“Fomentar e investir na formação continuada e na capacitação dos professores e técnicos da área de educação; valorizar todos os profissionais em educação, com premiações, concursos, entre outros benefícios que serão discutidos com toda a classe educadora; Reestruturar as escolas municipais, através de reformas, climatizando as salas de aulas, reforma e construção de refeitórios, de quadras poliesportivas, construção de pátios e as demais que sejam pertinentes, para dar maior comodidade aos alunos e aos profissionais da educação;

Garantir aos alunos da área rural, um transporte escolar com qualidade, para poder buscá-los o mais próximo possível de suas residências e também melhorar a frota de veículo escolar onde firmaremos parceria com o estado e com a união através de convênios que serão firmados com tais poderes.

 Em parceria com o Governo do Estado implantaremos ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes e da violência nas escolas, onde teremos como parceiros o Conselho Tutelar, Secretaria de Ação social do Município e outras entidades afins, como o PROERD. Onde iremos fortalecer ainda mais o programa na rede municipal de ensino.

 Implantação do Programa Nacional de Reestruturação do Governo Federal denominado “PRÓINFÂNCIA” instituído pelo do MEC sob a Resolução nº 6 de 24 de abril de 2007, que através desta Resolução buscaremos parceria com o Governo Federal via fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação "FNDE", para construção de novas creches, que serão excepcionalmente construídas nos bairros que ainda não foram contemplados. Pois desta forma, contemplará as mães que na atual conjuntura não conseguem trabalhar por não terem onde deixar os seus filhos. Construção de uma nova creche que atenda a necessidade e anseio da população.”

Drº Fábio (PT)

Reestruturaremos e ampliaremos as Escolas municipais, com adaptação de Bebedouros, Banheiros, Cozinhas e espaços físicos, visando o atendimento às orientações dadas para o combate ao coronavírus, além da construção de espaços físicos adequados para as práticas de esportes.

Caso não haja o retorno às aulas, como previsto, iremos investir recursos para melhorar a qualidade da educação á distancia, com equipamentos, cursos de qualificação de EAD para os professores, acesso à internet, para professores, alunos e demais profissionais da educação.

Efetivaremos o Plano de Cargos e Salários dos Servidores da educação.

Aplicaremos o Programa de saúde alternativo nas escolas, para funcionários e alunos.

Implantaremos Laboratórios de informática nas escolas, com equipamentos e acesso a internet.

Apoio incondicional a APAE, para alunos, profissionais e pais.

Valorização e incentivo financeiro aos diretores das Escolas Municipais.

Implantação do programa Biblioteca Itinerante/móvel.

Complementação, com recursos próprios, do valor de repasse da merenda escolar, que atualmente é extremamente baixo.

Rones Mesquita (Solidariedade)

O ofício foi protocolado, mas não houve envio do plano.

Williams Okamoto (Republicanos)

“Valorização dos profissionais da educação, atualizando o piso nacional e o plano municipal de educação.

Implantação de Bibliotecas e laboratórios de informática em todas as escolas municipais.

Implantação da Biblioteca Itinerante Semente do Saber, com sistema Delivery vinculado ao CPF do munícipe.

Incentivando a leitura e a cultura da população.

Projeto Leitura na Melhor Idade que busca a integração da população da terceira nas escolas.

Reforma das escolas com adaptação necessária, sendo essa no quesito de acessibilidade e também a parte de infra-estrutura de rede elétrica.

Formação continuada de professores e demais servidores nas áreas de atuação.

Transporte dos profissionais de Educação em veículos confortáveis e adequados, sendo estes equipados com ar-condicionado.

Transporte escolar com frota própria, os gastos atuais com transporte pagam tranquilamente um ônibus por mês.

Alimentação adequada e suficiente para os professores e demais profissionais da educação, com quantidade suficiente e de qualidade, conforme o cardápio da nutricionista.

Complementação da merenda escolar para todos os alunos da rede municipal.

Subsidio inicial para a associação dos estudantes de faculdade em cursos fora do município de 50%.

Fomentar a implantação e instalação de uma Faculdade ou Universidade em nosso Município.

Implantar no município o programa Olho Vivo, que juntamente com a secretaria de Assistência Social iremos diagnosticar crianças com problemas na visão, fazendo assim exames e distribuição de óculos gratuitamente.”

No próximo tema vamos abordar Infraestrutura (Urbana e Rural).


Fonte:

Deixe seu comentário