Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

OBRIGATÓRIO

Certidões registradas por pais menores de 14 anos devem ser comunicadas ao MP-RO

Comunicação obrigatória tem objetivo de facilitar as investigações de possíveis crimes de estupros. Decisão já entrou em vigor.

Publicado em 13/10/2020 às 02:02

Cartórios deverão comunicar certidões em que pais sejam menores de 14 anos (Foto: Carlos Santos/G1)

Os registros de certidões de nascimento em que o pai ou mãe da criança tiverem menos de 14 anos devem ser comunicados ao Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO). A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (13).

A comunicação obrigatória foi estabelecida pela Corregedoria Geral da Secretária de Justiça de Rondônia na intenção de facilitar a apuração de possíveis crimes de estupros. 

De acordo com o Desembargador Valdeci Castellar Citon se, por exemplo, uma mãe menor de 14 anos solicitar a lavratura de certidão de nascimento para o filho já se pode considerar a hipótese de estupro presumido, pois ainda que haja consentimento a relação sexual com pessoa menor de 14 anos é crime. 

Com isso o oficial registrador deverá comunicar a autoridade responsável, neste caso o Ministério Público, para que comece uma investigação. 

A comunicação também tem objetivo de proteger as vítimas especialmente em casos que envolvam abusos de crianças e adolescentes no âmbito familiar. 

Segundo o MP-RO, a comunicação obrigatória será incluída no artigo 637-A, das Diretrizes Gerais Extrajudiciais (DGE). E já está em vigor.

Fonte:

Deixe seu comentário