Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PRODUTIVIDADE AGRO

Você sabe como avaliar a situação de sua pastagem?

A pastagem é a base para alimentação dos ruminantes e uma pastagem pode ter variação de qualidade por diversos fatores, saiba como melhorar a sua

Publicado em 29/04/2021 às 01:13
Atualizado em

Pastagem degradada (Foto: Emerson/divulgação)

Em razão da abertura das áreas e tendo terra nova, a produção de capim era alta e de boa qualidade, assim, utilizava-se Mombaça, Tanzânia e Brachiarão.

A equipe da Assessoria Técnica Rural, o Agrônomo Leonardo Leite e o Médico Veterinário Emerson Lobato, explica que o que precisa ser considerado é que em um sistema de produção, nas pastagens são encontradas muitas plantas forrageiras e são representadas por gramíneas e leguminosas que possuem qualidades nutricionais bem diferentes. Essas qualidades diferentes ocorrem, além das espécies e cultivares, entre as diferentes partes da planta, estágio de desenvolvimento e condições climáticas.

Com os anos, há uma diminuição e morte das forrageiras, devido à falta de cuidados com a Mombaça e Tanzânia que depende de cuidado com pastejo e adubação, restando apenas o brachiarão, por ser mais rústico.


Ainda acrescentam que é importante deixar claro que uma pastagem não adubada pode gerar lucros, porém, a médio e longo prazo esse resultado pode não ser sustentado devido à perda da produtividade.

Assim, a falta de cuidado com o solo faz com que a pastagem com pouca qualidade vai diminuindo a produção e forçando o produtor a uma redução de animais nas propriedades tornando-se pastagem degradada.

Dessa forma, surge a necessidade de se fazer a correção com calcário e adubos. Mas não é um processo simples e nem todos sabem como e quando fazer, dessa forma surgem as dúvidas: O que fazer para melhorar? Quando fazer? Quanto custa? Mas isso será assunto para a próxima pauta.



Fonte:

Deixe seu comentário