Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

PAPO DE ESPECIALISTA

Verificação de solo para reposição nutricional de pastagem

Com as informações coletadas na de verificação, tem-se dimensão das condições físicas e químicas do solo e então realizar as posições nutricionais eficaz

Publicado em 30/09/2021 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Com início da estação de chuva, faz-se necessário verificação da qualidade do solo, para a tomada de decisão quanto a realização de correção e adubação das pastagens. Para isso, deve ser realizado a coleta de solo, enviado para análise laboratorial e se obter as informações das características químicas e físicas do solo.

Com as informações, pode-se fazer um diagnóstico e então de forma mais precisa indicar e orientar sobre os produtos a serem utilizados, suas quantidade e momento de aplicação.

Essa verificação das características físicas, permite identificar a quantidade de argila, areia e silte presente no solo, o que definirá a quantidade necessária de alguns nutrientes e a melhor forma de aplicar. Pois em solos com maior teor de argila, tem-se uma retenção de nutrientes, consequentemente disponibilizado uma menor quantidade para a planta, necessitando assim a reposição.

Já solos com esse teor menor, a disponibilização dos nutrientes é maior, em contrapartida tem-se percas por lixiviação, tendo que fornece em menor quantidade, em maior frequência.

Esse é um processo necessário para que se tenha êxito na nutrição do animal que depende da pastagem como fonte alimentar. E por ser um processo também técnico, é necessário a execução com auxilio profissional específico.




Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (69) 99607-9774

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário