Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

INFORMATIVO

Recentes alterações dos preços de combustíveis deixam consumidor atento

Os postos de combustíveis devem garantir a qualidade do combustível e seguir as regras da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Publicado em 26/03/2021 às 07:01
Atualizado em

Recentemente o país se viu debatendo as alterações nos preços dos combustíveis e este passa a ser um momento também do consumidor avaliar a qualidade do combustível utilizado em seu veículo de forma a melhorar o consumo (média de km/l) e desgaste das peças (motor, tanque etc.).

Na hora de abastecer o veículo, é preciso ficar atento e verificar se o posto de combustível está seguindo as regras da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Para verificar se os postos de combustíveis estão aptos a funcionar e se estão respeitando os direitos dos clientes, a ANP, todos os anos, promove ações de fiscalização, em parceria com outras instituições, como o PROCON. Além disso, postos de combustíveis com bandeiras (aqueles que assinam contrato de exclusividade com a distribuidora de combustíveis), a exemplo da Petrobras, onde fiscalizam os postos por profissionais qualificados (engenheiro químico) que realizam visitas periódicas em toda a rede para examinar a qualidade dos combustíveis entregues aos consumidores.

As grandes empresas detentoras das bandeiras investem imensas quantias em pesquisa e tecnologia para garantir um combustível mais eficiente e com menor impacto ambiental. Em um país tão marcado por fraudes nos postos, a qualidade garantida por uma bandeira é determinante para o consumidor final.

O Portal da Cidade foi conversar com o empresário Rubens Pereira Alves do ramo de combustíveis, proprietário do Zé Branco Auto Posto de São Miguel do Guaporé, em funcionamento desde 2006, sempre zelando pela qualidade e respeito aos consumidores.

Rubens Pereira Alves

Cuidados e qualidade

Algumas dúvidas sempre surgem quanto a qualidade do combustível comercializado por um posto, a exemplo destes períodos chuvosos em que algumas pessoas acreditam que os tanques de armazenamento nos postos podem sofrer com entradas de água, entretanto, isso não procede uma vez que os postos devem adotar os chamados ‘tanques ecológico’ que possuem maiores camadas protetoras no contato com o meio ambiente e garante diversos benefícios, inclusive de entrada de água.

Rubens Pereira Alves

Quanto ao valor do combustível, desde 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados de petróleo: produção, distribuição e revenda. Isso significa que não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos e mínimos, ou qualquer exigência de autorização oficial prévia para reajustes.

Os preços dos combustíveis ao consumidor final variam como consequência dos preços nas refinarias, dos tributos estaduais e federais incidentes ao longo da cadeia de comercialização (PIS/Pasep e Cofins, Cide e ICMS), dos custos e despesas operacionais de cada empresa, dos biocombustíveis adicionados ao diesel e à gasolina e das margens de distribuição e de revenda.

Outras questões importantes a serem consideradas são a correta manutenção do sistema de tração (motor, câmbio, etc) do veículo com o uso, por exemplo, de lubrificantes adequados e trocados no período correto.


Fonte:

Deixe seu comentário