Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

UMA MELHOR PRODUÇÃO

O melhoramento da gestão do pasto para aumento da produção bovina

Saiba que com alguns cuidados e com boa assessoria é possível ampliar o resultado da produção bovina desde a cria, recria e engorda

Publicado em 13/05/2021 às 07:00
Atualizado em

No último papo de especialista falamos sobre como avaliar a situação de sua pastagem, caso não tenha lido, acesse o link aqui!

Agora, vamos entender que com as aberturas das áreas e formações de capim, colocavam-se animais, em grande maioria vacadas, sem nem observar a qualidade, pois o que importava era a quantidade. As vezes esse animal nem dava a cria esperada e os produtores nem sabiam desse controle, pois a preocupação era em adquirir mais terra para colocar mais animais.

O Médico Veterinário Emerson Lobato da Assessoria Técnica Rural relembra que, quando se desmamava os bezerros, fazia a recria/engorda extensiva, onde as fêmeas demoravam quase 30 meses para ser entorada. Já os machos, levavam em torno de 55 meses para irem para o abate.

Essa realidade veio mudando ao longo dos anos pois o valor da terra esta cada dia mais caro e o produtor teve que começar a pensar mais em qualidade de alimentação, de manejo e da qualidade dos animais, dessa forma, buscando ao passar dos dias melhorar a sua produção.

O objetivo passou a ser ter mais informações sobre sua produção, ou seja, saber quais animais realmente irão parir o bezerro em 12 meses e ainda estar buscando bezerros mais pesados, intensificando a recria, obtendo menor tempo para abate para uma média de 40 meses. Hoje já temos produtores abatendo animais com menos de 24 meses de vida. Então o questionamento passa a ser em como conseguir abater o animal com menos tempo e com resultados melhores. Assim fica a pergunta, como mudar seus resultados atuais? Como avaliar de forma efetiva seus resultados?


Fonte:

Deixe seu comentário