Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

HIGIENE BUCAL

Falta de higiene e saúde bucal podem aumentar risco de infecções

Em tempos de pandemia, a rápida transmissão do coronavírus assusta. E mesmo que tenhamos grande esperança nas vacinas, o melhor caminho é a prevenção.

Publicado em 04/06/2021 às 07:00
Atualizado em

Dra. Renata Pinheiro - Bem Star Odontologia (Foto: Portal da Cidade)

Você sabia que é muito importante redobrar os cuidados com a higiene pessoal e bucal devido a porta de entrada da infeção ser o trato respiratório superior, faringe (garganta), pulmões e boca (dentes, língua, gengiva)?

Foi comprovado por estudos* que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de coronavírus, podendo sobreviver por mais de 24 horas em temperatura ambiente no vidro, metal, plástico, inclusive nas superfícies da cabeça da escova, cabo e cerdas de nylon.

Falta de higiene e saúde bucal podem fazer com que a imunidade fique baixa, e assim aumentam os riscos de infecções.

Por isso, separamos aqui 7 dicas para vocês;

1) Limpeza: Borrifar álcool a 70% sobre toda a superfície da escova (cabeça, cerdas e cabo), por 1 (um) minuto, pois o vírus tem baixa resistência a substância desinfetante e após, lavagem em água corrente.

2) Armazenamento da escova: Guarde ao ar livre em um recipiente de forma que as cerdas fiquem voltadas para cima, longe de sanitários e produtos de limpeza.

3) Tempo de uso da escova:  Trocar a escova de dente a cada dois ou três meses. Se você já se contaminou pelo vírus, troque a sua escova para evitar reinfecção! E lembre-se; o uso de escova é individual.

4) Usar o fio dental, garantindo a limpeza em locais que não são possíveis a escova alcançar.

5) Higienizar a língua - com raspador de língua específico ou mesmo escova de dente iniciando a ação da parte mais posterior da língua para a ponta da língua, pois a saliva abriga inúmeras bactérias, o que faz com que a boca seja um ambiente favorável para a proliferação e crescimento do coronavírus.

6) Quem usa Prótese dental, deve fazer a higienização da peça com escovações diárias, após as alimentações, com escova individual, de cerdas macias, sabão neutro e lavagem em água corrente.

Cirurgiã Dentista especialista em ortodontia

DICA

Um produto de baixo custo e boa efetividade para imergir as próteses, que contribui no controle de bactérias, é o hipoclorito de sódio (água sanitária) Dica: Dissolver uma colher de chá de hipoclorito em copo com água e deixar a prótese por 15 minutos, pelo menos uma vez por semana.

Cirurgiã Dentista especialista em ortodontia

7) Visite seu dentista regularmente e faça da sua saúde bucal uma prioridade.

Gostaram das dicas?

Lembre-se: 

A Bem Star Odontologia está de portas abertas para atendê-lo. Conte conosco.

Dra Renata Pinheiro é Cirurgiã-dentista, registro profissional CRO 3029, especialista em ortodontia e proprietária da empresa Bem Star Odontologia, situada na Av. Capitão Silvio, 1171, o telefone para contato é (69) 98403-6597 e o e-mail é refeitosapinheiro@hotmail.com

Redes Sociais

Instagram Dra. Renata Pinheiro

Instagram Bem Star Odontologia


* Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren B.Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int J OralSci. 2020

Fonte:

Deixe seu comentário