Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

CICLOVIA

Obras da Ciclovia na RO-479 de Rolim de Moura chegam a 75% de conclusão

A obra iniciou no mês de março, com os serviços de topografia, logo em seguida a equipe da 5ª Residência Regional do DER, responsável pela execução da obra

Publicado em 28/08/2021 às 09:27

(Foto: Governo do Estado)

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), já concluiu 75% das etapas de construção dos 15 quilômetros da ciclovia na rodovia 479 em Rolim de Moura, saída para a BR-364.

A obra iniciou no mês de março, com os serviços de topografia, logo em seguida a equipe da 5ª Residência Regional do DER, responsável pela execução da construção da ciclovia, realizou as etapas de limpeza mecanizada de camada vegetal, subleito, leito, sub-base e drenagem.


Equipe do DER conclui serviços de ampliação de drenagem

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a execução das etapas avançaram devido ao grande esforço dos servidores do DER que trabalharam diariamente e inclusive no período noturno, finais de semana e feriados para que a obra ganhasse celeridade. “A ciclovia terá dois metros de acostamento para os veículos e três metros de mão dupla, um espaço seguro para os amantes dos pedais. Agradeço o esforço de cada servidor que fez parte da história da construção da ciclovia na RO-479; foram mais de cinco mil caminhões com terra, diversas horas máquinas e mão de obra dos servidores; hoje a ciclovia começa a ganhar forma”.

Rezende reforça que a ciclovia é um pedido especial do governador Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan para atender os mais de 500 ciclistas rolimourenses.

O residente da 5ª Regional do DER, Eziquiel Cassol, explica que a obra segue para a etapa de tratamento da base e logo em seguida as etapas de aplicação da lama asfáltica. “Muitos não acreditavam que o projeto da ciclovia sairia do papel. Hoje, é um sonho que começa a virar realidade para os ciclistas e até mesmo para os motoristas que trafegam pela rodovia 479, que muitas vezes se deparavam com o perigo de um acidente/atropelamento”.

A assessora técnica do DER da 5ª Residência Regional, Lilian Lopes Olive, enfatiza que a obra segue rigorosamente todos os critérios técnicos de qualidade. “Desde o início dos trabalhos, temos feito ensaios geotécnicos para garantir materiais de qualidade em todas as camadas do eixo estradal, pois sabemos da importância da resistência que cada nível deve possuir até chegar ao revestimento asfáltico”.

Para o professor de Educação Física e amante do pedal, Eduardo Barros, as atividades são essenciais para prevenção e manutenção da saúde física e mental. “Nestes tempos de pandemia ficou mais evidente a necessidade de praticamos atividades físicas e o ciclismo é um dos esportes mais completos que existem; está ciclovia aqui em Rolim de Moura trará mais segurança para os ciclistas e motoristas e com certeza aumentará o número de famílias praticando este esporte. Parabéns ao governador Marcos Rocha e vice-governador José Jodan pela iniciativa de construir 15 quilômetros de ciclovia. Que mais obras como esta possam ser implantadas em nossa região”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário