Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

OPORTUNIDADE

IFRO inicia seleção de vagas para 2022. Confira as disponíveis para São Miguel

Campus de São Miguel possui vagas para as Cursos subsequentes ao ensino médio e Cursos de graduação. Veja como fazer parte das seleções!

Publicado em 26/10/2021 às 08:11
Atualizado em

(Foto: Ifro)

A seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está aberta. O Processo Seletivo Unificado (PSU 2022/1) oferta um total de 3.351 vagas entre cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio) e de graduação. Informações: https://selecao.ifro.edu.br/unificado.

São 40 dias para inscrição, conforme o cronograma do certame, com o PSU aberto de 25 de outubro a 3 de dezembro de 2021. Já o resultado final deve ser publicado em 27/12/2021 e as matrículas iniciarão no dia 3/1/2022. Os cursos do IFRO são públicos e gratuitos.

Entre as novidades desta edição está a criação de um Canal Oficial no Telegram, para informações sobre a seleção, em que os interessados podem fazer parte acessando: https://t.me/IFROps2022.

De acordo com a Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO), a previsão é de que haja 84 turmas ingressantes no início do ano que vem. O leque de oferta apresenta novos cursos para o próximo ano, como o Curso Técnico em Informática, na modalidade integrada ao ensino médio no Campus Ariquemes e na modalidade concomitante no Campus Porto Velho Zona Norte. Também na graduação foram abertos cursos que ampliam as possibilidades de escolhas, atendendo às necessidades regionais: Pedagogia (EaD) e Sistemas para Internet, no Campus Porto Velho Zona Norte, e Agrocomputação, no Campus Avançado São Miguel do Guaporé.

As inscrições para o PSU 2022/1 serão realizadas exclusivamente on-line, no Portal de Seleção do IFRO. A seleção ocorre em todos os níveis em etapa única, de acordo com as notas escolares, e seguindo a política de ações afirmativas/cotas sociais, que incluem reserva de vagas a estudantes oriundos de escola pública, condições de renda, cor e etnia e PcD (Pessoa com Deficiência). Para se inscrever, o candidato precisa ter em mãos documentos oficiais e o Histórico Escolar/Boletim Escolar oficial do ensino exigido para acesso ao curso.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio

Os cursos integrados, voltados para os alunos que cursarão ensino técnico e ensino médio ao mesmo tempo, possuem doze cursos em oferta: Agroecologia; Agropecuária; Alimentos; Biotecnologia; Comércio; Edificações; Eletromecânica; Eletrotécnica; Florestas; Informática; Química; e Segurança do Trabalho.

Nesta modalidade o total é de 1.675 vagas, ofertadas na modalidade presencial, em oito campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.

O processo de seleção consiste na classificação do candidato conforme o desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

Edital completo e informações: https://bit.ly/IFRO-int-2022.

Cursos concomitantes ao ensino médio

Para alunos que cursam o ensino médio em escolas regulares, o Campus Porto Velho Zona Norte oferta duas opções de cursos técnicos concomitantes: o Técnico em Administração e o Técnico em Informática. São 240 vagas, em que a modalidade é via Educação a Distância (EaD), com obrigatoriedade de realização das avaliações presenciais no campus IFRO, no contraturno do ensino regular.

A classificação leva em consideração o desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.

Edital completo e informações: https://bit.ly/IFRO-conc-2022.

 Cursos subsequentes ao ensino médio

Para quem já terminou o ensino médio, o Instituto Federal de Rondônia possui sete opções de cursos técnicos subsequentes: Administração; Agronegócio; Edificações; Eletromecânica; Eletrotécnica; Enfermagem; e Manutenção e Suporte em Informática. Todos são ofertados no período noturno.

Há 280 vagas para a oferta na modalidade presencial, distribuídas em quatro campi: Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

A única etapa da seleção é por meio do desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Edital completo e informações: https://bit.ly/IFRO-sub-2022.

Cursos de Graduação

Os candidatos aos cursos de nível superior possuem 20 opções de cursos, com total de 1.156 vagas ofertadas em 10 campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

São oito bacharelados: Arquitetura e Urbanismo; Agronomia (Ariquemes); Engenharia Agronômica (Colorado do Oeste); Engenharia Civil; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Florestal; Medicina Veterinária; e Zootecnia.

Mais seis opções entre as licenciaturas: Ciências Biológicas; Física; Geografia; Matemática; Pedagogia (EaD); e Química.

E sete cursos tecnólogos: Agrocomputação; Agronegócio; Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS); Gestão Ambiental; Gestão Comercial; Gestão Pública; e Sistemas para Internet.

A classificação do candidato segue o desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Edital completo e informações: https://bit.ly/IFRO-grad-2022.

 Contato das unidades para informações

Campus Avançado São Miguel do Guaporé: Av. Presidente Kennedy, 1685 – Planalto – São Miguel do Guaporé/RO, e-mail cgab.saomiguel@ifro.edu.br ou de.saomiguel@ifro.edu.br

Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO/Reitoria): Av. Lauro Sodré, 6.500 – Aeroporto – Porto Velho/RO (junto ao prédio do Censipam), e-mail processo.seletivo@ifro.edu.br

Coordenação Geral de Registros Acadêmicos (CGRA/IFRO/Reitoria): Av. Lauro Sodré, 6.500 – Aeroporto – Porto Velho/RO (junto ao prédio do Censipam), e-mail pscgra@ifro.edu.br

Campus Ariquemes: RO 257, Km 13, sentido Machadinho do Oeste – Zona Rural de Ariquemes/RO, e-mail campusariquemes@ifro.edu.br ou cra.ariquemes@ifro.edu.br

Campus Cacoal: BR 364, Km 228, Lote 2 – Zona Rural de Cacoal/RO, e-mail campuscacoal@ifro.edu.br ou cra.cacoal@ifro.edu.br

Campus Colorado do Oeste: BR 435, Km 63 – Zona Rural de Colorado do Oeste/RO, e-mail campuscolorado@ifro.edu.br ou cra.colorado@ifro.edu.br

Campus Guajará-Mirim: Av. XV de Novembro, s/nº – Planalto – Guajará-Mirim/RO, e-mail campusguajara@ifro.edu.br ou cra.guajara@ifro.edu.br

Campus Jaru: Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, 874 – Setor 2 – Jaru/RO, e-mail campusjaru@ifro.edu.br ou cra.jaru@ifro.edu.br

Campus Ji-Paraná: Rua Rio Amazonas, 151 – Jardim dos Migrantes – Ji-Paraná/RO, e-mail campusjiparana@ifro.edu.br ou cra.jiparana@ifro.edu.br

Campus Porto Velho Calama: Av. Calama, 4985, Qd. 169 – Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho/RO, e-mail campusportovelhocalama@ifro.edu.br ou cra.portovelhocalama@ifro.edu.br

Campus Porto Velho Zona Norte: Av. Gov. Jorge Teixeira, 3146 – Setor Industrial – Porto Velho/RO, e-mail campusportovelhozonanorte@ifro.edu.br ou cra.pvhzonanorte@ifro.edu.br

Campus Vilhena: Rodovia 174, Km 3, 4334 – Zona Urbana de Vilhena/RO, e-mail campusvilhena@ifro.edu.br ou cra.vilhena@ifro.edu.br

Fonte:

Deixe seu comentário