Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

SAÚDE MENTAL

Campanha “Janeiro Branco” em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

Profissionais da área da psicologia em São Miguel alertam para a importância de participar de eventos que esclareçam problemas ligados a saúde mental

Publicado em 13/01/2021 às 05:38

Saúde mental: de janeiro a janeiro o cuidado é essencial (Foto: Jéssie Dias/Secom)

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove a campanha “Janeiro Branco”, em alusão ao mês da conscientização da saúde mental. O Núcleo de Sáude Ocupacional (NSO) da pasta é o responsável pela campanha. De acordo com a assistente social, Laura Cristina, o núcleo aderiu à campanha há mais ou menos dois anos e segue desenvolvendo atividades desde então. “O mês de janeiro é escolhido justamente por tratar-se do primeiro mês do ano, mês de reflexões, expectativas e planejamentos para o ano vigente. O branco remete a figura de uma página em branco, com a possibilidade de reescrever uma nova vida durante 365 dias”.

A assistente expressou que em anos anteriores, o NSO desenvolvia atividades presencialmente, mas, devido à pandemia do coronavírus, este ano, a campanha ocorrerá de forma digital, com transmissões ao vivo e cards informativos nas redes sociais da secretaria. Ocorrerá também o dia do pacto pela saúde mental, onde os servidores da Seduc são convidados a participarem da transmissão no dia 22 de janeiro no horário das 8h30 às 10h em ambiente virtual com temáticas de atividade física, nutrição e saúde mental.

Os interessados em participar das atividades devem se inscrever através do formulário https://forms.gle/iJvMeYT4qhpoNq2m8. Após esse procedimento, um e-mail será encaminhado contendo o link para participação da videoconferência e materiais a serem utilizados. “O Dia do Pacto pela Saúde Mental trata-se de um ato simbólico a ser realizado, para que os servidores compreendam como priorizar a saúde no dia a dia.”

Profissionais da área da psicologia em São Miguel do Guaporé alertam a importância em aderir a campanha, como o psicologo Matheus Morari que já no final de dezembro de 2020 entrou em contato com o Portal da Cidade, segundo ele a campanha já acontece em outros países e no brasil começou a ganhar força, "é uma campanha nacional, na verdade internacional pois países como Portugal, Argentina e agora aqui no Brasil está acontecendo a campanha de conscientização de prevenção à saúde mental".

Ele também alerta para a importância de participar dos eventos destinados ao tema, "o distanciamento social é um dos fatores prejudiciais a saúde mental e pode ser combatido com informação e o apoio de um profissional".

Fonte:

Deixe seu comentário