Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

OPORTUNIDADE

Agrocomputação será o novo curso ofertado pelo IFRO Campus São Miguel do Guaporé

A oferta é de 40 vagas, com aulas presenciais no período noturno, para se inscrever o candidato precisará informar as notas do ensino médio

Publicado em 18/11/2021 às 17:51
Atualizado em

O Processo Seletivo Unificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PSU IFRO 2022/1) traz algumas novidades entre suas vagas. No Campus Avançado São Miguel do Guaporé o ano começará com a oferta do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Agrocomputação, que entre outras possibilidades, irá contribuir em projetar soluções computacionais para problemas identificados no contexto das ciências agrárias. A oferta é de 40 vagas, com aulas presenciais no período noturno, e para se inscrever o candidato precisará informar as notas do histórico escolar do ensino médio.

O Diretor-Geral do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Miguel Zamberlan, diz que Agrocomputação deverá realizar “atendimento da região com um curso que contemple o perfil de formação necessário para os pequenos, médios e grandes produtores do agro de Rondônia e do Brasil”. O Professor Miguel completa: “a região do Vale do Guaporé e da Zona da Mata está em franca expansão do setor agro produtivo e com essa expansão há a necessidade de profissionais qualificados para atuarem nas mais diversas áreas de tecnologia e gestão do agro”.

Conforme a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade, Gisele Renata de Castro, “o Brasil é um país que se destaca por sua produção agrícola e a cada ano que passa aumenta a preocupação em mitigar os custos de produção, bem como o da poluição, e isso só é possível com a implantação de novas tecnologias nesse setor. Pensando nisso, o Campus São Miguel do Guaporé optou por implantar um curso voltado a agricultura de precisão, levando em consideração a crescente demanda por profissionais voltados a esta área, e o potencial produtivo que possui o nosso país”.

Alberto Ayres Benicio é um dos docentes que atuará no curso de Agrocomputação. “As expectativas são enormes, visto que o agro está passando por uma evolução tecnológica o curso vem ao encontro dessa evolução, em que cada dia mais a tecnologia e automação estão presentes dentro do agro, já é possível encontrar sistemas de monitoramento por drones e outros dispositivos que fazem acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece dentro da propriedade rural, seja ela de lavoura ou criação de animais, o agro cada dia mais está interligado às novas tecnologias e com elas surgem uma enorme quantidade de possibilidades para esse futuro profissional. Desde planejar, implantar e gerenciar a rede de comunicação a construir ou programar dispositivos, são tantas áreas para inovar e proporcionar ao produtor um maior controle do seu produto!”

“Nosso egresso terá em sua formação os conceitos não só de tecnologia, mas também do agro e como fazer as novas tecnologias serem utilizadas de forma a agregar valor à propriedade rural”, resume. Por estar inserido em uma região de grande crescimento no setor do agro, o docente avalia ser preciso “incluir novas tecnologias para que esse crescimento seja sustentável, o produtor não só precisa produzir, hoje ele precisar produzir mas também gerenciar sua propriedade, não podemos entender que o lucro está ligado somente ao que o produtor produz, mas sim como ele produz, hoje existem muitas tecnologias no mercado que possibilitam ao produtor acompanhar por exemplo onde ele precisa fazer um controle de praga, e não somente o que precisa ser feito mas também qual é a praga que ele precisa tratar, sendo assim o curso buscará sempre apresentar novas tecnologias disponíveis no mercado e como utilizar essas tecnologia dentro da propriedade rural para gerar mais renda ao produtor, sem esquecer os conceitos de ética e de proteção ao meio ambiente”.

“Sendo assim nosso curso trará para a região profissionais qualificados, reduzindo o custo para o produtor de ter esse profissional qualificado, esse profissional será capacitado não somente a operar essas novas tecnologias, mas também para dar as manutenções necessárias e também atuar na parte de gestão da propriedade rural”, conclui Alberto Benicio.

Formação

Para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé se projeta um perfil multidisciplinar e inovador. Assim, um egresso deverá possuir como habilidades e competências: projetar soluções computacionais para problemas do setor agrário; descrever as especificações de hardware e software para sistemas de Agrocomputação. Desenvolver sistemas informatizados para a agricultura de precisão. Gerenciar o processo de desenvolvimento de sistemas na área de Agrocomputação. Aplicar padrões nacionais e internacionais da indústria e do mercado nos sistemas de Agrocomputação. Realizar estudos de viabilidade técnica e econômica na área. Avaliar o impacto socioambiental de soluções computacionais no ambiente agrário. Aplicar Agrocomputação para a utilização racional de recursos naturais. Gerenciar equipes técnicas na área. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação. Aplicar e relacionar conceitos de engenharia de software, automação e ciências agrárias.

O egresso do curso de Tecnologia em Agrocomputação encontrará ampla área de atuação, desde o desenvolvimento de aplicação até a atuação dentro das empresas do setor agrário, podendo atuar nas seguintes áreas: análise e modelagem de sistemas; automação agroindustrial; desenvolvimentos de aplicações web e mobile; desenvolvimento em big data; georreferenciamento; panejamento e desenvolvimento de projetos no setor agrícola; assessoramento técnico e consultoria no setor agrícola; modelagem de banco de dados; analista de redes de computadores; segurança de informação; atuar em empresas e organizações do setor agrícola; atuar em empresas e organizações do setor de tecnologia da informação; atuar em institutos e centros de pesquisa; e atuar em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Para obter mais informações, o Campus Avançado São Miguel do Guaporé está localizado na Av. Presidente Kennedy, 1685 – Planalto – São Miguel do Guaporé/RO. Já os e-mails de contato são cgab.saomiguel@ifro.edu.br ou de.saomiguel@ifro.edu.br.

PSU IFRO 2022/1

Outra opção para quem já terminou o ensino médio são os cursos da modalidade subsequente. No Campus Avançado São Miguel do Guaporé há 80 vagas divididas entre o Técnico em Administração e o Técnico em Agronegócio.

Além de Agrocomputação, o IFRO oferece outras 19 opções de formação no ensino superior, em cursos superiores de tecnologia (CST), de licenciatura e bacharelado. No total são 1.156 vagas ofertadas nos campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Os demais campi do IFRO possuem ainda cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio. Confira mais informações neste LINK.

Inscrições

Edital completo e informações dos cursos de graduação:

https://bit.ly/IFRO-grad-2022

Edital completo e informações dos cursos subsequentes ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-sub-2022

Edital completo e informações dos cursos técnicos integrados ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-int-2022

Edital completo e informações dos cursos concomitantes ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-conc-2022 


Fonte:

Deixe seu comentário