Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

CAPITAL DO TAMBAQUI

Ariquemes é nomeada por lei como a capital do tambaqui

Um levantamento nacional traz Rondônia como o terceiro maior produtor estadual do peixe, tendo uma produção equivalente a 8,7%

Publicado em 24/01/2022 às 09:11

(Foto: Idaron)

O Governo do Estado de Rondônia concedeu a Ariquemes o título de ‘Capital do Tambaqui’. A nomeação foi feita por meio da Lei n.5.264 publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof). O documento não justifica o motivo do título, mas segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2020, Ariquemes é o município do estado com a maior produção de Tambaqui.

O levantamento que é nacional traz Rondônia como o terceiro maior produtor estadual do peixe, tendo uma produção equivalente a 8,7%. No caso de Ariquemes, a pesquisa mostra a cidade como a quinta maior cultivadora de Tambaqui do estado, representando 21,7% da produção de Rondônia.

O Tambaqui é citado na pesquisa como a segunda espécie mais produzida no Brasil, com 18,2%, ficando atrás apenas da Tilápia. Foram 100,6 mil toneladas de Tambaqui, provenientes principalmente da Região Norte, liderada por Rondônia, que foi responsável pela produção de 39,4% da produção brasileira do peixe.

Ariquemes que agora carrega o título de Capital do Tambaqui, também é responsável pelo Festival Tambaqui da Amazônia, uma das maiores festas envolvendo a espécie. Na festividade são comercializadas para a população bandas de peixes assados e sem espinhos.

O evento é realizado desde 2017 pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com o objetivo de tornar a espécie ainda mais conhecida no Brasil, em 2021, o festival foi expandido, ocorrendo em 30 cidades de Rondônia e em todas as capitais do país.

Fonte:

Deixe seu comentário