Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

FÉ CRISTÃ

Páscoa, período de renovar nossas esperanças em um mundo melhor

Em tempos difíceis como este da pandemia a páscoa tem um significado ainda maior de renovação nas esperanças de momentos melhores

Publicado em 03/04/2021 às 21:02
Atualizado em

O mundo está vivendo uma pandemia de Covid-19 desde março de 2020 que está causando muitas perdas, distanciamento de familiares e prejuízo à saúde mental com o medo da morte e da contaminação. Em tempos difíceis, a Páscoa, com seu simbolismo religioso e de renascimento, se torna um caminho para exercer a fé e a esperança de dias melhores após a Covid-19.

Muitos, conhecem a história da Páscoa como uma celebração a ressureição de Cristo após sua morte e crucificação e também pelos diversos costumes que se criaram nesse período pascal, mas o que muitos não sabem é que esse período começa no domingo da ressureição e termina no domingo de Pentecostes (com duração de 50 dias) e nos prepara para receber o Espírito Santo prometido.

O nome Páscoa é de origem hebraica, da palavra Pessach que significa “passagem”, e leva esse nome pois antes de ser a festa da ressureição, marcava o final do inverno e a chegada da primavera.

Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressureição de Cristo três dias após a sua morte na cruz e por isso é considerada um fundamento da fé cristã.

Porém muitos vem a Páscoa como uma esperança viva dada por Deus ao homens e essa esperança está sempre envolvida por muitos símbolos e estão entre eles:

  • Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.
  • Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus. (em sua última ceia, Jesus ofereceu pão e vinho aos discípulos enfatizando que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue).
  • Cordeiro: simboliza Jesus Cristo por ter se sacrificado em prol do seu rebanho.
  • Óleos santos: simboliza o Espírito Santo e são representados pelos óleos sacramentais utilizados no batismo, crisma e em unções de enfermos abençoados por bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa.
  • Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo.
  • Coelhos: símbolo da fertilidade. Está associado a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo.
  • Ovos de Páscoa: simbolizam o nascimento para uma nova vida já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Especialmente em tempos tão difíceis, de tanta angústia e preocupação, é importante celebrar os momentos especiais, a resistência e o amor. Se você não pode abraçar e nem tocar o seu próximo, demonstre seu carinho com o olhar, um telefonema, uma mensagem.

Fonte:

Deixe seu comentário