Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

CONTROLE SANITÁRIO

Casos de raiva bovina são registrados em Alvorada do Oeste

Após a confirmação dos casos de raiva bovina o Idaron orienta que os proprietários que estiverem dentro de um raio de 12 km imunizem o rebanho

Publicado em 19/12/2021 às 12:57
Atualizado em

(Foto: Idaron)

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) confirmou nesta quinta-feira (16) casos de raiva bovina em uma propriedade rural de Alvorada do Oeste (RO).

Segundo a Idaron, alguns dos animais apresentaram sintomas de raiva bovina. Agentes fizeram a coleta do material biológico para análise. Os animais testaram positivo.

A agência disse que medidas foram tomadas para conter possíveis surtos da doença, como o controle de foco. Os proprietários que estiverem dentro do raio de 3km de onde houve a ocorrência, devem vacinar os mamíferos contra a doença.

Já os proprietários que estiverem dentro de uma raio de 12 km são orientados a imunizar o rebanho.

De acordo com a Idaron, a raiva causa paralisia em animais herbívoros. Um dos primeiros sintomas da doença é a dificuldade que o animal tem para levantar após ficar deitado. E é transmitida principalmente por morcegos.

O produtor que perceber que o animal apresenta algum sintoma da doença deve imediatamente procurar a Idaron. A raiva bovina tem um período de incubação que varia de 7 a 30 dias.

Fonte:

Deixe seu comentário