Portal da Cidade São Miguel do Guaporé

FENÔMENO RARO

Bezerro com duas cabeças é encontrado em São Miguel do Guaporé

O animal já foi encontrado sem vida, caso raro pode se explicado por um fenômeno de consanguinidade

Publicado em 13/12/2020 às 21:03
Atualizado em

Reprodução (Foto: Whatsapp)

O fato aconteceu na propriedade do senhor Deca na linha 94 Sul em São Miguel do Guaporé (RO), um bezerro com duas cabeças foi encontrado já sem vida no pasto na noite do último sábado (12), populares afirmam que a criação já havia morrido a pelo menos 2 dias, “tava morto a uns dois, três dias já, tava meio inchadão já,“ afirma um dos participantes de um grupo de Whatsapp.


Consanguinidade explica?

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 2009, a dicefalia bovina é uma anomalia de ocorrência baixa e que pode afetar qualquer rebanho por ser um fator genético associado a genes recessivos, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante. Segundo os especialistas, essa mudança pode ocorrer de maneira completa, com duas cabeças ou medula espinhal, ou incompleta.

Alguns motivos podem explicar a malformação, como ingestão de substâncias tóxicas, deficiências vitamínicas, infecções pré-natais e mutações genéticas e hereditárias em um ou ambos os pais. Caso esse seja o caso, como os pais da bezerra pertencem a mesma família, as chances dessa mutação ser transmitida para a cria muito maior.

Segundo outro estudo, publicado no Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (Endivet) de 2014, tais anomalias como a dicefalia e casos de gêmeos siameses em bovinos ocorrem em casos raros e isolados, são pouco estudados, e pouco se sabe sobre elas. “Apenas torna-se caso de investigação quando ocorre repetidamente em uma mesma área geográfica ou em um mesmo rebanho”, diz o estudo.


Fonte:

Deixe seu comentário