COMITIVA
A tradição dos tropeiros: mil bois cruzam São Miguel em uma longa jornada
Em viagem de Alto Paraíso a Costa Marques, tropeiros da Comitiva M5 mantêm viva antiga tradição após 115 dias na estrada
Publicado em
04/02/2025 às 09:03
Atualizado em
Em uma jornada que já dura 115 dias, a Comitiva Boiadeira M5 escreve um novo capítulo na história do transporte de gado em Rondônia. Partindo de Alto Paraíso com destino a Costa Marques, o grupo mantém viva uma tradição centenária do Brasil rural, conduzindo mais de mil cabeças de gado pelos caminhos do estado.
No último dia 25 de janeiro, a comitiva passou por São Miguel do Guaporé, onde foi registrada pela equipe da Doble Click Produções. As imagens captadas revelam o dia a dia desses homens que fazem da estrada seu lar temporário, enfrentando sol, chuva e poeira para cumprir sua missão.
Você pode conferir o trabalho pelo link https://www.instagram.com/reel/DFoCx0PutQ8/?igsh=MTl1bWM3azl5eGNjcQ==
"O desafio é dormir na estrada quando não temos um pouso", conta um dos tropeiros durante a passagem pelo município. O trabalho exige dedicação integral. Antes do nascer do sol, os tropeiros já estão de pé, preparando os animais para mais um dia de caminhada. O ritmo é ditado pelo passo do gado, que precisa ser conduzido com paciência e expertise para garantir o bem-estar dos animais durante o longo percurso.
A comitiva representa mais que um meio de transporte de gado - é um elo vivo com as raízes da pecuária brasileira. Mesmo com o avanço da tecnologia e o transporte por caminhões, algumas rotas e situações ainda exigem o trabalho tradicional dos tropeiros, que mantêm vivo um ofício que ajudou a construir o Brasil.
Com ainda vários quilômetros pela frente até Costa Marques, a Comitiva M5 segue seu caminho, carregando consigo não apenas o gado, mas também as histórias, tradições e a paixão por um trabalho que desafia o tempo e as mudanças da modernidade.
Fonte: Portal da Cidade São Miguel do Guaporé
Notícias relacionadas
São Miguel do Guaporé se prepara para a 2ª Largada do Café, que acontece no dia 08/05
28/04/2026 às 12:01
Caravana do Agro Sustentável reúne produtores e entidades em São Miguel do Guaporé
07/04/2026 às 16:26
Sertanejo participa de entrega de benefícios ao setor rural em São Miguel
23/03/2026 às 19:44
Produtor rural deve antecipar reserva de mudas para garantir safra em São Miguel
23/03/2026 às 09:25
Genivaldo Martins fortalece ação de apoio à cafeicultura em São Miguel
21/03/2026 às 11:09
São Miguel recebe 50 mil mudas de café e novos maquinários neste sábado
17/03/2026 às 13:56